Como fazer cobranças de forma eficiente
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), foi registrado um aumento de inadimplência de 66%, no ano de 2020. Esses números acabam proporcionando um desconforto tanto entre os consumidores quanto às empresas.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de prática de cobrança eficaz para te ajudar nessa jornada.
Dicas de práticas de cobrança.
Mantenha o cadastro do cliente atualizado.
Para entrar em contato com o cliente é necessário que seu cadastro esteja atualizado, muitas vezes pode acontecer de ter uma desatualização e não conseguir contactá-lo. Essa dificuldade faz com que seus colaboradores percam tempo e a economia de tempo pode gerar mais eficiência.
Padronize as abordagens.
Dependendo da abordagem da empresa, a cobrança pode se tornar incômoda ao consumidor. Desse modo, deve-se padronizar a comunicação para que o relacionamento com o cliente não seja abalado e os objetivos da recuperação do crédito sejam conquistados.
Acompanhe o comportamento do consumidor
Normalmente o cliente solicita crédito com o intuito de efetuar o pagamento, quase sempre há motivos para a inadimplência. Por esse motivo, desenvolva um sistema de gestão que possibilite o registro de outras transações de maneira que permita você monitorar o seu comportamento.
Utilize sempre a nota fiscal.
Como já falamos anteriormente, a emissão de nota fiscal é essencial em todas as vendas. Ela é um meio de garantia não apenas do consumidor, mas da empresa também. Afinal, é uma maneira única de comprovar as vendas de produtos ou serviços.
Ofereça meios de pagamento
Um meio de facilitar a prática de cobrança é trabalhar com plataformas de pagamento online. A IOPAY proporciona ao consumidor uma maior comodidade para efetuar seus pagamentos, com uma variedade de formas de realizá-la, seja por cartão, transferência ou boleto bancário.
Tipos de devedores
Estar inadimplente não define a pessoa. Pode ocorrer situações fora do controle que acarretam na dificuldade de quitar seus créditos. Com isso, o método de cobrança deve ser específico para cada caso e para cada cliente.
Devedor ocasional
É aquele que não costuma deixar de efetuar o pagamento, normalmente algum imprevisto ocorre ou simplesmente esquece. Quando é feita a cobrança ele tende a pagar o mais rápido possível. A abordagem com esse tipo de consumidor pode ser através de disparos de e-mail ou SMS de forma amigável.
Devedor negligente
É aquele marcado pelo descontrole financeiro, pois, adquire mais dívidas do que pode pagar. É um perfil com elevado risco de manter sua inadimplência por um tempo. Desse modo é sempre importante acompanhar as chances de pagamento usando modelos como o Score de cobrança.
Mau pagador
É aquele que não realiza seus débitos em dia e não se incomoda com o fato de haver pendências financeiras. Por isso, há maior dificuldade para estabelecer um contato e diálogo para uma negociação. Nesse caso, o mais adequado é partir para a negativação, onde ele vê sua capacidade de obter crédito limitada.