Como integrar a Inteligência Artificial no Ecommerce?

Dicas de integrações da Inteligência Artificial no Ecommerce

O setor de comércio eletrônico está na vanguarda da adoção de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Os empreendedores poderiam aplicar essas soluções modernas para melhorar suas operações e aumentar sua visibilidade na plataforma digital. Por exemplo, o mercado possui algumas das melhores ferramentas de marketing de IA que os proprietários de empresas podem aproveitar para promover o reconhecimento da marca e atrair mais clientes.

Com essa inovação, as empresas podem oferecer mais valor a seus clientes, fornecendo os produtos desejados e entregando-os no prazo por meios confiáveis. A IA também pode permitir que as empresas de comércio eletrônico obtenham uma vantagem competitiva, incorporando melhor e aumentando a fidelidade do cliente.

Se você é proprietário de um ecommerce e está buscando uma forma de participar de tal avanço tecnológico ou um consumidor se perguntando como a IA pode melhorar suas compras online, este artigo pode ser para você obter ajuda na atribuição de aprendizado de máquina . Nesta postagem, exploraremos as várias aplicações da IA ​​no comércio eletrônico.

Gerenciamento de banco de dados

A incorporação de IA a sistemas de banco de dados eficazes pode mudar a maneira como as operações de ecommerce ocorrem. Por exemplo, os usuários podem integrar um banco de dados vetorial com IA para analisar e processar conjuntos de dados, posteriormente utilizados para decisões e transações de comércio eletrônico. Os sistemas de banco de dados de vetores de código aberto também estão disponíveis para uso das empresas, e eles podem usá-los para rastrear transações de vendas, receita recebida, cancelamentos, estornos, descontos, estoque e muito mais. Esses são sistemas de banco de dados multidimensionais e altamente confiáveis ​​e, juntamente com a IA, haverá maneiras melhores de aumentar os recursos atuais.

Aplicações de IA no comércio eletrônico para empresários:

Adotar a IA pode tornar suas operações de negócios mais eficientes com os seguintes aplicativos:

1. Chatbots para responder à consulta do cliente

As empresas de e-commerce mais renomadas têm chatbots em seus sites para fazer a experiência do cliente valer a pena. Com os chatbots instalados, assim que os consumidores visitarem um site de comércio eletrônico, eles serão recebidos com uma pergunta pop-up na tela perguntando: 'como posso ajudar?'. Eles podem usar esse recurso para fazer perguntas relevantes e obter respostas imediatas, cortesia do sistema programado por IA.

A utilização dessa ferramenta pode ajudar muito a garantir que seus clientes sejam atendidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, mesmo quando não há agentes ao vivo para responder às perguntas. Isso pode ser útil, pois a decisão de um comprador de comprar um produto ou se valer de um serviço pode ser afetada pelo tempo de espera pelas respostas. Alguns preferem respostas instantâneas às suas perguntas para ajudá-los a decidir se devem pedir um produto.

2. Geração de descrições de produtos

As descrições do produto fornecem aos clientes mais informações sobre o produto e por que vale a pena comprá-lo. Um bem escrito é fundamental para o seu negócio, pois pode atuar como um assistente de loja para seus clientes. Ele pode confirmar se as características do produto que pretendem adquirir correspondem ao que procuram.

A IA simplificou essa tarefa para os proprietários de empresas. Essa solução permite que as empresas de comércio eletrônico gerem descrições de produtos exclusivas e dinâmicas de forma automática e rápida. Isso consome menos tempo e é mais eficiente, ao contrário da maneira convencional de escrever uma descrição atraente do produto, que pode demorar um pouco.

3. Manipulação e processamento de dados comerciais

Além dos muitos produtos que os sites de comércio eletrônico vendem, eles também precisam lidar e organizar muitos dados diariamente. Isso inclui o gerenciamento de seu banco de dados de produtos e informações como:

  • O total de vendas por dia

  • Compras

  • Nível de inventário

  • Bens devolvidos

  • Informações do cliente e padrões de compra

  • O número total de pedidos

  • O número de entregas bem-sucedidas

Monitorar e avaliar manualmente esses dados pode ser tedioso e, para não falar, propenso a erros humanos, e é aí que entra a inteligência artificial . Além de coletar e organizar registros em um formato organizado e estruturado, a IA também pode torná-los mais perspicazes.

Isso torna mais fácil para os empresários entenderem o desempenho de sua empresa, permitindo que eles tomem as decisões necessárias para as áreas que precisam ser melhoradas. Essa percepção também pode fornecer uma visão geral detalhada dos padrões de compra do cliente, permitindo que eles criem recomendações personalizadas para cada usuário.

4. Privacidade e Cibersegurança

A indústria de comércio eletrônico envolve a compra e venda de mercadorias, com transações ocorrendo online. Embora conveniente, isso também pode atrair hackers e cibercriminosos. Quando isso acontece, as informações pessoais confidenciais de seus clientes podem ser roubadas e vazadas, o que pode colocá-los em risco. Isso também pode manchar a reputação do seu negócio online e prejudicar seu sucesso.

Proprietários de empresas de comércio eletrônico podem usar inteligência artificial para aprimorar a segurança cibernética de seus sites. Com a IA, um site pode identificar rapidamente se há alguma atividade fraudulenta acontecendo e evitar violações de dados que possam comprometer dados de negócios e clientes. Mas, além disso, a IA também pode ajudar a garantir que sites e aplicativos sejam bem criptografados e seguros para permitir que os clientes façam pagamentos online com segurança.

5. Previsão de Vendas

As empresas de comércio eletrônico podem prever e gerar previsões precisas de vendas futuras e tendências de mercado usando IA. Isso é possível através do uso do seguinte:

  • Análise de dados

  • Estudar as tendências anteriores e atuais do comércio eletrônico

  • Olhando para os dados históricos

Essa análise pode equipar os proprietários de empresas com os dados de que precisam para impulsionar suas operações. Também pode fornecer insights, permitindo que maximizem a alocação de recursos para diferentes segmentos da empresa para ajudá-la a prosperar e aumentar o volume de vendas e receita.

6. Suporte pós-venda

Além de vender produtos de qualidade e garantir um processo de compra tranquilo, a inteligência artificial permitiu que as empresas de comércio eletrônico fornecessem serviços pós-venda eficientes aos seus clientes. Assim, depois que um cliente faz uma compra, ele pode:

  • Acessar um formulário automático onde eles podem escrever feedback e comentários

  • Peça orientações sobre como usar um produto

  • Pedido de substituição se verificarem que o artigo que comprou tem defeitos

  • Faça com que as mercadorias sejam entregues à sua porta

Quanto mais o negócio de comércio eletrônico se preocupa com o bem-estar de seus compradores, mais ele pode aumentar sua fidelidade, o que pode se traduzir em mais vendas.

7. Filtro de avaliações forjadas e falsas

Se um site de comércio eletrônico tiver muitos comentários negativos, isso pode assustar o cliente. Há ocasiões em que pessoas mal intencionadas forjam essas avaliações para fazer a empresa perder clientes, reduzir o volume de vendas e operar com prejuízo.

E como o cliente pode não conhecer ou negociar diretamente com o vendedor ao comprar um produto on-line, há uma grande probabilidade de que ele acredite em qualquer comentário sobre as avaliações e avaliações.

A Inteligência Artificial, felizmente, tem um recurso para ajudar a combater ou lidar com qualquer avaliação falsa que influencie negativamente a decisão de compra do cliente. Ele pode detectar identificações falsas e ajudar as empresas de comércio eletrônico a removê-las de seus sites. Por fim, apenas comentários genuínos e legítimos de clientes reais permanecerão no site de comércio eletrônico.

Aplicações de IA no comércio eletrônico para clientes:

Os benefícios da IA ​​no comércio eletrônico não apenas ajudam os proprietários de empresas a administrar seus negócios on-line com mais eficiência, pois também podem aprimorar a experiência geral do consumidor por meio dos seguintes aplicativos:

1. Pesquisa por voz

Na era moderna de hoje, os assistentes de voz se tornaram populares. As pessoas podem usar a voz para pedir informações relevantes na internet, agendar uma reunião e até pedir a localização de diversos lugares.

O homem afro-americano freelancer confiante fala ativa o assistente de voz digital virtual em seu smartphone enquanto escreve notas em casa. O homem negro pede ao assistente de ai do celular para procurar informações online.

E assim, um assistente de voz pode ser útil nas compras de comércio eletrônico porque você pode fazer seus pedidos rapidamente usando sua voz. Você gastará menos tempo adicionando itens ao seu carrinho on-line, tornando a experiência de compra on-line mais conveniente.

2. Dando recomendações

A inteligência artificial também pode ser usada para recomendar produtos que você deve comprar. Por exemplo, se você estiver procurando por um determinado item em um site de comércio eletrônico, poderá ver outros itens semelhantes ao que está procurando.

O algoritmo que a IA usa pode prever suas necessidades e comportamento como comprador com base no seguinte:

  • Os itens que você compra com frequência

  • Seu histórico de pesquisa

Isso permite que o sistema faça previsões e sugira recomendações personalizadas para um produto no qual você possa estar interessado, facilitando o pedido e a compra. Nesse sentido, você não terá que passar horas procurando o produto no site.

3. Pesquisa e Reconhecimento de Imagens

Você já teve uma foto de um item que gostaria de comprar, mas não sabe o nome ou a marca? Você não precisa se preocupar. A inteligência artificial tornou as coisas mais gerenciáveis ​​por meio da opção de pesquisa de imagens.

Você só precisa copiar e colar a imagem na barra de pesquisa para obter resultados. O recurso que torna isso possível é o software de reconhecimento de imagem. Ele pode identificar se existem imagens semelhantes na internet e site de comércio eletrônico específico para a foto que você procurou. Portanto, você não precisa passar pelo incômodo de conhecer e usar pesquisas de palavras-chave.

4. Realidade Aumentada e Virtual

Os sites de comércio eletrônico usam recursos AR e VR AI que podem ajudar os clientes a ter a ilusão de comprar produtos de uma loja física literal. Essa experiência virtual pode ajudá-lo a fazer compras sem problemas, permitindo que você experimente o produto online.

Este é talvez um dos atributos mais destacados dos aplicativos de comércio eletrônico no celular. A razão é que ele usa apresentações em 3D. Assim, você pode pesquisar um produto, customizar seu tamanho e cor, e verificar se ele caberia em sua casa virtualmente ou se pareceria usado se for comprar roupas e sapatos.

Anterior
Anterior

10 KPIs de ecommerce para mensuração de resultados e conversão de vendas

Próximo
Próximo

O que é Face Match? Como funciona em um gateway de pagamento online?