Ecommerce: 49 Estatísticas de taxa de abandono de carrinho

Por que os usuários abandonam o carrinho?

Agora, com toda a justiça para a indústria de comércio eletrônico, uma grande parte dos abandonos de carrinhos é simplesmente uma consequência natural de como os usuários navegam nos sites de comércio eletrônico – muitos usuários estarão olhando vitrines, comparando preços, guardando itens para mais tarde, explorando opções de presentes , etc. Esses são abandonos de carrinho e checkout em grande parte inevitáveis.

Na verdade, nosso último estudo quantitativo sobre os motivos do abandono descobriu que 47,8% dos compradores online nos EUA abandonaram um carrinho nos últimos 3 meses porque “estava apenas navegando/não estava pronto para comprar” . A maioria deles será abandonada antes mesmo de iniciar o fluxo de checkout. 

Motivos para abandonos durante o carrinho e finalização da compra ( dados de 2023 ):

  • 47 % Custos extras muito altos (frete, impostos, taxas)

  • 25 % O site queria que eu criasse uma conta

  • 24 % A entrega foi muito lenta

  • 19 % Não confiei no site as informações do meu cartão de crédito

  • 18 % Processo de checkout muito longo/complicado

  • 17 % Não consegui ver/calcular antecipadamente o custo total do pedido

  • 16 % A política de devolução não foi satisfatória

  • 14 % O site apresentou erros/travou

  • 11 % Não havia métodos de pagamento suficientes

  • 6 % O cartão de crédito foi recusado

Ao contrário do segmento “apenas navegando”, muitos desses problemas podem ser resolvidos. Na verdade, muitos deles podem ser corrigidos apenas por meio de alterações de design . Vamos dar uma olhada em apenas 1 dos 140 exemplos em nosso novo estudo de pesquisa de checkout :

17% dos compradores online nos EUA abandonaram um pedido no último trimestre apenas devido a um “processo de finalização de compra muito longo/complicado” .

Agora, nosso teste de usabilidade de checkout em grande escala mostra que um fluxo de checkout ideal pode ter de 12 a 14 elementos de formulário (7 a 8 se contarmos apenas os campos do formulário).

No entanto, nosso banco de dados de benchmark de checkout revela que o fluxo médio de checkout nos EUA contém 23,48 elementos de formulário exibidos aos usuários por padrão. (14,88 se contar apenas os campos do formulário.)

Em outras palavras, quase 1 em cada 5 compradores abandonaram um carrinho no último trimestre devido a um “processo de checkout muito longo/complicado” , mas para a maioria dos checkouts é possível reduzir de 20 a 60% no número de elementos do formulário mostrado aos usuários durante o fluxo de checkout padrão. E, novamente, esta é apenas uma das 140 causas documentadas para problemas de usabilidade no checkout.

Os efeitos do abandono do carrinho de compras: US$ 260 bilhões são recuperáveis

Se nos concentrarmos apenas nas questões de usabilidade do checkout que nós - durante os últimos 10 anos de testes de checkout em grande escala no Baymard Institute - documentamos como solucionáveis, o site médio de comércio eletrônico de grande porte pode obter um aumento de 35,26% na taxa de conversão embora seja melhor design de checkout. E isso apesar de testar os fluxos de checkout de grandes sites de comércio eletrônico nos EUA e na UE, como Walmart, Amazon, Wayfair, Crate & Barrel, ASOS, etc.

Se olharmos para as vendas combinadas de comércio eletrónico de 738 mil milhões de dólares nos EUA e na UE, o potencial para um aumento de 35,26% na taxa de conversão traduz-se em 260 mil milhões de dólares em encomendas perdidas que são recuperáveis ​​apenas através de um melhor fluxo e design de checkout.

Agora, alcançar tais ganhos não será fácil. Mas mesmo quando auditamos empresas líderes da Fortune 500, que já executaram alguns projetos de otimização de checkout, descobrimos que ainda são possíveis ganhos importantes. E o potencial é grande: a nossa referência dos fluxos de checkout de 60 sites líderes de comércio eletrónico mostra que o site médio tem 39 áreas potenciais para melhorias no checkout.


49 Estatísticas da taxa de abandono:

  • 79,53 % SalesCycle  2023  (recuperado em 11 de julho de 2023 )

  • 68,70 % Fresh Relevance  2022  (recuperado em 16 de agosto de 2022 )

  • 79,30 % Kibo Commerce  2021  (recuperado em 16 de agosto de 2022 )

  • 59,22 % Fresh Relevance  2021  (recuperado em 19 de novembro de 2021 )

  • 81,08 % SalesCycle  2021  (recuperado em 19 de novembro de 2021 )

  • 57,60 % Freshrelevance  2020  (recuperado em 21 de dezembro de 2020 )

  • 84,27 % SaleCycle  2020  (recuperado em 21 de dezembro de 2020 )

  • 77,13 % Barilliance  2019  (recuperado em 21 de dezembro de 2020 )

  • 56,82 % Fresh Relevance  2018  (recuperado em 28 de março de 2019 )

  • 75,60 % SaleCycle  2018  (recuperado em 20 de junho de 2018 )

  • 81,40 % AbandonAid  2017  (recuperado em 20 de junho de 2018 )

  • 76,90 % SaleCycle  2017  (recuperado em 20 de junho de 2018 )

  • 78,00 % Listrak  2016  (recuperado em 9 de janeiro de 2017 )

  • 75,50 % Adobe  2016  (recuperado em 9 de janeiro de 2017 )

  • 68,80 % Barilliance  2016  (recuperado em 9 de janeiro de 2017 )

  • 74,52 % SaleCycle  2016  (recuperado em 21 de setembro de 2016 )

  • 71,39 % Barilliance  2015  (recuperado em 14 de janeiro de 2016 )

  • 68,95 % IBM  2015  (recuperado em 7 de dezembro de 2015 )

  • 75,00 % Listrak  2015  (recuperado em 8 de maio de 2015 )

  • 75,60 % SaleCycle  2015  (recuperado em 8 de maio de 2015 )

  • 68,38 % IBM  2014  (recuperado em 2 de dezembro de 2014 )

  • 72,00 % Listrak  2014  (recuperado em 26 de setembro de 2014 )

  • 69,20 % Vibetrace  2013  (recuperado em 25 de março de 2014 )

  • 62,30 % Fireclick  2014  (recuperado em 12 de março de 2014 )

  • 74,00 % Barilliance  2013  (recuperado em 12 de março de 2014 )

  • 67,41 % IBM/Coremetrics  2013  (recuperado em 6 de dezembro de 2013 )

  • 78,00 % AbandonAid  2013  (recuperado em 6 de dezembro de 2013 )

  • 60,32 % Mensagens acionadas  2013  (recuperado em 28 de julho de 2013 )

  • 75,00 % Listrak  2013  (recuperado em 3 de julho de 2013 )

  • 67,00 % Comscore  2012  (recuperado em 3 de julho de 2013 )

  • 74,23 % SaleCycle  2013  (recuperado em 26 de abril de 2013 )

  • 80,30 % Reunidor  2012  (recuperado em 14 de fevereiro de 2013 )

  • 61,85 % IBM/Coremetrics  2012  (recuperado em 20 de dezembro de 2012 )

  • 74,76 % Fireclick / DigitalRiver  2012  (recuperado em 2 de novembro de 2012 )

  • 76,00 % Listrak  2012  (recuperado em 17 de julho de 2012 )

  • 72,31 % Fireclick / DigitalRiver  2011  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 62,31 % IBM/Coremetrics  2011  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 72,00 % VejaPor que  2011  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 71,00 % VejaPor que  2010  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 55,00 % Forrester Research  2010  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 63,68 % IBM/Coremetrics  2010  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 69,38 % Fireclick / DigitalRiver  2010  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 62,14 % MarketLive  2009  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 71,00 % Forrester Research  2009  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 63,19 % IBM/Coremetrics  2009  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 68,00 % VejaPor que  2009  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 62,01 % IBM/Coremetrics  2008  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 61,36 % IBM/Coremetrics  2007  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

  • 59,80 % MarketingSherpa  2006  (recuperado em 25 de fevereiro de 2012 )

Média de abandono de carrinho nos últimos anos: 70.19% de taxa de abandono de carrinho

Última pesquisa: 11 de julho de 2023

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