Ecommerce cresce e ‘obriga’ empresas a investir em marketing digital

 

Você sabia que as compras virtuais no Ecommerce estão crescendo cada vez mais? Inclusive, o Brasil foi o país que mais faturou com os novos modelos de compra e venda.

Afinal, o isolamento social provocou mudanças em todos os campos da vida social e privada. Aliás, no mundo corporativo não foi diferente. As inovações vão desde o home-office até as lojas virtuais

A expectativa dos especialistas é que em 2022 o negócio dos e-commerces aumentem o faturamento em cerca de 50%. E o conselho dos especialistas é para que as empresas foquem nas compras virtuais.

Além de também, dar atenção ao relacionamento da empresa e seus clientes.

Compras virtuais e a Adaptação do mercado

A pandemia do novo coronavírus surgiu em meados de 2019 e até agora deixou marcas. Portanto, o mercado se adaptou e várias empresas optam pelo home office, as que vendem produtos físicos também precisam se adaptar.

Já o e-commerce ou comércio eletrônico foi a saída que muitas marcas encontraram, e está dando bons resultados.

Segundo uma pesquisa realizada no Brasil e intitulada "Tendências do e-commerce para 2022", a expectativa para o próximo é que as compras digitais rendam 50% a mais que em 2021.

Isso tudo porque os brasileiros encontraram no comércio eletrônico, uma saída durante as restrições da época, em relação ao Covid. Só durante os dois primeiros anos de pandemia, 24% dos brasileiros passaram a fazer compras virtuais.

O Brasil foi o país que mais cresceu no mercado de compras virtuais:

Então, o Brasil foi o país da América Latina que registrou maior aumento percentual de compras virtuais, chegando a 30% de crescimento.

Isto, segundo um estudo chamado de Barometro Covid-19. Na qual, foi realizado pela Kantar, empresa número um em insights, pesquisas e consultoria.

Já em outra pesquisa, Panorama de Experiência do Consumidor, mostrou que 60% dos brasileiros das classes A e B, compram majoritariamente em lojas virtuais.

Aliás, esse número é menor no estudo feito com os consumidores das classes sociais menos favorecidas: cerca de 48% optam por compras virtuais.

Facilidade para compras virtuais:

Além da necessidade do isolamento social, as promoções oferecidas pelos sites, somadas à facilidade de comparar preços, são os principais atrativos que o e-commerce oferece.

Dessa forma, as mudanças da relação comprador-empresa foram no sentido de divulgação dos produtos.

Portanto, o coronavírus influenciou muito nos processos internos do mercado. Afinal, a forma de trabalhar mudou e a de fazer compras também. Dessa forma surgiu a necessidade de investir em marketing digital.

Segundo a especialista da área de publicidade e planejamento estratégico, Isabela de Assis Carnelós, os tempos atuais tornaram-se necessários. 

Para ela, os investimentos em marketing digital trazem bons resultados: novos clientes para a marca, além de fortalecer o nome e imagem da marca.

Já em uma pesquisa realizada pelas empresas: Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B…  Mais de 90% das empresas investem em marketing digital, buscando o crescimento da marca.

Porém,  mesmo com esse número, a pesquisa aponta alguns tropeços.

Já que, apenas 40% dessas empresas afirmaram gerar demanda, mas ainda falham na hora de manter um acordo entre o marketing e as vendas.

E o número sobe ainda mais quando perguntados se precisam de aprimoramentos das técnicas. Aliás, mais de 60% afirmam não conhecer as técnicas do marketing digital.

Especialista dá dicas sobre planos de estratégia

Para isso, a especialista dá algumas dicas para planejar estratégias de marketing. Portanto, o primeiro é conhecer o público-alvo, para quem será feito o anúncio. É preciso saber onde o alvo está para que se possa atingi-lo.

Afinal, sendo o marketing digital uma estratégia um tanto quanto nova, é imprescindível esse estudo e essa pesquisa de mercado.

E em segundo lugar, mas não menos importante, é preciso conhecer e conversar com possíveis futuros clientes e também com clientes antigos da marca.

Pois, isso proporciona um conhecimento acerca do mercado e promove melhores estratégias de venda.

Para a especialista em estratégias de marketing é preciso ver o consumidor, senti-lo, conhecê-lo. Entender suas dores e desejos e compreender a fundo o que é preciso fazer.

A estratégia é uma velha conhecida dos profissionais, mas funciona e gera excelentes resultados.

Afinal, a troca de informações entre empresa e cliente não deveria ser um diferencial da marca e sim algo natural e necessário para um vínculo real com o cliente.

Pois, isso torna os relacionamentos mais profundos e tira a superficialidade que a internet trouxe para a sociedade

2022: o ano em que as compras virtuais prometem crescer

O próximo ano promete muitas coisas boas: retorno às atividades, devido ao aumento significativo das vacinações, carnaval e todas as outras festividades que os brasileiros estão sentindo falta.

Além disso, a expectativa é que o mercado se estabilize, mas mesmo com a reabertura do comércio a esperança está no novo queridinho do povo: o e-commerce.

Para 2022 a estratégia das marcas é melhorar o relacionamento com os clientes. Dessa forma, melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e claro, otimizar o atendimento das compras virtuais.

E tem até um termo usado pelos especialistas para nomear esse novo ideal de relacionamento empresa/cliente, o chamado omnichannel.

Mas como as empresas pretendem ter mais resultados?

Com o avanço das compras digitais, algumas empresas vão perder espaço e dinheiro.

Para que isso não ocorra, o ideal é que as marcas se adaptem aos novos formatos de venda. E não é só vender, é preciso dar ao cliente uma boa experiência de compra.

E essa é mais uma parte do estudo acima mencionado. O Panorama da Experiência do Consumidor revelou que a experiência no momento da compra de algum produto ou serviço é algo importante. Ou ainda, muito importante para mais de 90% dos entrevistados.

Além disso, cerca de 80% revelaram que preferem comprar em sites que ofereçam uma experiência mais agradável e confiável. 

E outro percentual assustador é o de pessoas que desistem de comprar baseados na experiência desagradável que tem no momento da compra: o número ultrapassa os 75%.

E um dos motivos que tornam a compra uma ótima experiência, são a velocidade no envio e entrega dos produtos. Além disso, em caso de dúvida ou até mesmo se surgir a necessidade de troca ou devolução, ser bem atendido pela equipe da marca.

Esses foram eleitos os principais pontos positivos que os compradores almejam durante as compras virtuais.

Não é dúvida que é algo que vale muito a pena investir e que chegará com tudo em 2022.

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