Estatísticas: 89% dos consumidores irão fazer compras na Black Friday e no Natal, segundo pesquisa da Meta
O crescimento dos Totens de Autoatendimento no varejo e no setor de serviços
A pesquisa ‘Expectativas para a Temporada de Compras de 2023’ da Meta tem como objetivo identificar os principais comportamentos e tendências do consumidor no final do ano. Uma pesquisa com 1.000 consumidores com 18 anos ou mais foi realizada em setembro deste ano a pedido da Offerwise.
Estatísticas de comportamento de compra para novembro e dezembro de 2023
A pesquisa concluiu que 89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras entre a Black Friday e o Natal. Se analisarmos apenas os clientes que pretendem fazer compras na Black Friday, 71% pretendem fazer as compras de Natal nessa data.
Por outro lado, 87% dos entrevistados responderam que planejavam fazer compras para o Natal.
Outra coisa importante é encontrar novos produtos. De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados disseram que planejam estudar diversas categorias. Entre os brasileiros, as maiores intenções de compra são: alimentos (73%); saúde e beleza (60%); Aparência e moda (58%); eletrônicos (57%); São eletrodomésticos (55%) e brinquedos (46%).
Os usuários também têm preferências quanto aos métodos de pagamento. 30% afirmaram preferir cartão de crédito, seguido por Pix (25%), cartão de débito (15%) e dinheiro (9%).
Por fim, a pesquisa mostra que 64% dos clientes pesquisam e compram online, 37% pesquisam online e compram em loja física e 35% pesquisam em loja física e compram online.
Soluções para vender mais no final do ano
Aqui estão algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar os empreendedores durante a temporada de compras natalinas:
Publicidade personalizada
Conteúdo de vídeo
Ferramentas de criação de conteúdo;
Estratégia de Mensageria; Uso estratégico do mensageiros como Whatsapp e Chatbots de atendimento ao cliente
Os clientes também estão cada vez mais diversificados, prestando mais atenção à informação, valor, experiência, qualidade e personalização nas compras.
Vendas na Black Friday pode chegar a R$ 7,1 bilhões no ecommerce, segundo ABComm
A contagem regressiva da Black Friday chegou aos seus momentos finais. Com 2023 mais próximo do que nunca, datas importantes no calendário do comércio eletrónico e do retalho doméstico poderão tornar-se tempos recordes. Segundo estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento poderá chegar a R$ 7,1 bilhões.
Celulares e acessórios terão maior procura na Black Friday 2023, segundo pesquisa da Shopee
Em pesquisa interna, a Shopee descobriu que os brasileiros planejam gastar mais em celulares e acessórios na Black Friday 2023. Outras categorias selecionadas incluem eletrodomésticos, pequenos eletrodomésticos, áudio, eletrônicos e câmeras. Além disso, dados de pesquisa da plataforma mostram que, no geral, os usuários estão dispostos a gastar em média R$ 250.
É importante lembrar que, segundo a MindMiners, 6 em cada 10 brasileiros estão confiantes de que farão uma compra nesta data. O Google também mostra que as pesquisas pela Black Friday 2023 já são 24% maiores que no ano passado. Outras categorias são populares na Black Friday.
A pesquisa constatou que, além dos produtos mais procurados nas buscas, os utensílios domésticos, de cozinha e de decoração também cresceram entre os consumidores. Em última análise, 39% planeiam adquirir produtos nesta categoria, um aumento de 4% em relação a 2022. Calçados e roupas femininas vieram em seguida, atraindo 29% dos consumidores, enquanto produtos de saúde e beleza atraíram 27% dos compradores.
“Leve 3, Pague 2”: Preços e promoções razoáveis
Segundo a Neotrust, a Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores (67%). É claro que a motivação para comprar é conseguir o produto dos sonhos do consumidor por um preço baixo. 55% dos entrevistados deram uma resposta unânime à pesquisa Shopee. No entanto, 35% dos consumidores aproveitam esta data para comprar bens essenciais do dia a dia a preços acessíveis (esta intenção é 6% superior este ano à de 2022).
O frete grátis para todos os produtos foi uma grande vantagem para 62% dos entrevistados. Porém, 49% querem usufruir de diversos benefícios, incluindo desconto de 70% nos itens que desejam. Outra citação do estudo afirma que 27% dos consumidores têm interesse em cupons de desconto que podem ser usados em qualquer item, enquanto 14% buscam promoções como “Leve 3, Pague 2”.
Estatísticas de comportamento de compra: Hábitos do consumidor das buscas e pesquisas por produtos na Black Friday
Por fim, o Shopee lista diversas funcionalidades que abordam os hábitos de compra dos consumidores brasileiros na Black Friday. Os mais importantes deles são:
36% acessam o Google para encontrar melhores descontos.
25% das buscas em aplicativos e sites específicos;
12% através de recomendações de amigos ou familiares;
E destes, 5% afirmam ter influenciado a oferta através de influenciadores e/ou redes sociais.
Estatísticas dos Produtos mais vendidos no Brasil
Recentemente, a Shopee anunciou as categorias e produtos mais vendidos nos estados brasileiros. Por exemplo, itens relacionados à moda tornaram-se populares em vários estados. No Sul, o Paraná privilegiou as meias masculinas, enquanto o Rio Grande do Sul se adaptou ao clima mais fresco e os moletons foram um dos produtos mais vendidos.
É importante ressaltar que os smartphones são a principal escolha dos usuários do Amapá, Maranhão, Piauí e Roraima. Há um grande público de relógios digitais na região Nordeste, especialmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.
A estimativa não só é alta, mas representa um aumento de 17% para o mesmo índice em comparação com a Black Friday 2022. Segundo Mauricio Salvador, presidente da ABComm, investir em segmentos de destaque é uma boa forma de atingir uma gama específica de produtos de venda. . Segundo o estudo, eletrônicos, eletrodomésticos e moda continuam no topo das categorias. Porém, perfumes, cosméticos e produtos de beleza têm estado entre os itens com maior aumento nas buscas nos últimos meses.
O Google também constatou que o público brasileiro estava mais atento à data, com pesquisas aumentando 24% em relação ao ano passado. A empresa internacional revelou ainda que 67% dos consumidores querem fazer compras na Black Friday.
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