Qual é a diferença entre uma API e um SDK?

O que é uma API e um SDK?

Compreender a diferença entre uma API (Application Programming Interface) e um SDK (Software Development Kit) e saber quando fornecer cada um é extremamente importante para promover um ecossistema de desenvolvedores. No cenário de desenvolvimento moderno, essas duas ferramentas e a sincronia entre elas são a força motriz por trás da comunicação na Web e da implementação de APIs de terceiros.

Assim, ajuda saber exatamente o que queremos dizer quando falamos de APIs e SDKs. Nesta peça, tentaremos criar uma definição inclusiva de ambos os conceitos. Daremos um exemplo de cada uma, explicaremos como elas interagem umas com as outras e descobriremos como um provedor de API pode efetivamente implementar uma ou ambas as ferramentas para melhorar sua oferta e a usabilidade do desenvolvedor final.

A definição de API

Uma API é simplesmente uma interface que permite que o software interaja com outro software. Isso faz parte de seu nome — API, Application Programming Interface — e é essencial para sua funcionalidade. Pense em uma API como uma pedra de Rosetta, um tablet pelo qual dois idiomas muito diferentes, dois conjuntos de instruções diferentes, podem ser traduzidos e transferidos para entendimento mútuo.

APIs vêm em muitas formas e tamanhos. O navegador que um leitor provavelmente usaria para examinar o site de APIs nórdicas usa uma variedade de conjuntos de API para converter comandos do usuário em funções utilizáveis, solicitar dados de servidores, renderizar esses dados em um formato visível para o usuário e validar o desempenho de seus pedidos.

Mesmo algo tão simples como copiar e colar em um computador utiliza uma API. A cópia de texto converte um pressionamento de tecla em um comando, os dados são armazenados na RAM na área de transferência utilizando uma API, os dados são transportados de um aplicativo para outro usando a mesma API e, finalmente, os dados são renderizados ao colar usando outra API.

Na rede mundial de computadores, a API assume uma função ligeiramente diferente. As APIs da Web permitem a interação entre sistemas diferentes, geralmente para casos de uso específicos. Por exemplo, quando um usuário interage no Twitter , ele está utilizando uma API para comentar, armazenar seus dados, seguir um usuário, excluir tweets e assim por diante. Em última análise, uma API da web é simplesmente um conjunto de instruções, assim como a API do computador pessoal, mas baseada no espaço da web.

Talvez o mais importante seja o fato de que as APIs permitem consistência. Nos primeiros anos da programação, o computador era um faroeste de comandos e instruções, vagamente codificado e raramente documentado. Com o advento da computação moderna, as APIs permitiram uma codificação consistente em ambientes estáveis, permitindo que funções replicáveis ​​fossem entregues da mesma forma sempre que a solicitação fosse enviada com confiabilidade e previsibilidade.

A definição de um SDK

SDK significa “Software Development Kit”, que é uma ótima maneira de pensar sobre isso – um kit. Pense em montar um modelo de carro ou avião. Ao construir este modelo, é necessário todo um kit de itens, incluindo as próprias peças do kit, as ferramentas necessárias para montá-las, instruções de montagem e assim por diante.

Um SDK ou devkit funciona da mesma maneira, fornecendo um conjunto de ferramentas, bibliotecas , documentação relevante, amostras de código, processos e/ou guias que permitem aos desenvolvedores criar aplicativos de software em uma plataforma específica. Se uma API é um conjunto de blocos de construção que permitem a criação de algo, um SDK é um workshop completo , facilitando a criação muito além dos escopos do que uma API permitiria.

Os SDKs são as fontes de origem para quase todos os programas com os quais um usuário moderno interagiria. Do navegador da Web em que você trabalha até os videogames que você joga no final do dia, muitos foram criados primeiro com um SDK, mesmo antes de uma API ser usada para se comunicar com outros aplicativos.

Quadrados e Retângulos

Parte da confusão por trás da diferença entre APIs e SDKs é o fato de que, na maioria das vezes, um SDK contém uma API. Em geometria, “retângulos” inclui retângulos e quadrados, enquanto “quadrados” inclui apenas quadrados.

O mesmo vale para APIs e SDKs. Por definição, um SDK é um kit que inclui instruções que permitem aos desenvolvedores criar sistemas e desenvolver aplicativos. As APIs, por outro lado, são criadas especificamente para uso expresso — para permitir a comunicação entre aplicativos.

Não deve ser nenhuma surpresa que, quando um SDK é usado para criar um aplicativo que precisa se comunicar com outros aplicativos, ele inclui uma API para essa funcionalidade. Inversamente, uma API é usada para comunicação, mas não pode ser usada apenas para criar um novo aplicativo.

Outra maneira de entender isso é pensar em termos de casas. APIs são linhas telefônicas, permitindo a comunicação dentro e fora de casa. O SDK é a própria casa e todo o seu conteúdo.

Maçãs e Laranjas

Realisticamente, a comparação entre API e SDK costuma ser confusa apenas devido ao quanto eles se sobrepõem — um problema apenas complicado com a adição de novas metodologias de organização e segmentação, como contêineres Docker , que exigem suas próprias documentações específicas de API e SDK . Para simplificar o conceito, lembre-se do seguinte:

  • Os SDKs geralmente contêm APIs; nenhuma API contém SDKs.

  • Os SDKs permitem a criação de aplicações, como uma fundação permite a criação de uma casa;

  • As APIs permitem o funcionamento de aplicações dentro dos parâmetros definidos pelos SDKs, como as linhas telefônicas de uma casa.

Com esse entendimento básico e alguns exemplos de código-chave, a diferença entre SDKs e APIs agora deve ser óbvia.

Quer otimizar a tecnologia do seu ecommerce, plataforma, ou aplicativo?

Faça a integração com uma API de pagamentos segura, confiável, e com uma documentação completa. Clique aqui e confira as soluções!

Mas caso precise de uma SDK, clique aqui e confira!

Anterior
Anterior

Como escolher o melhor gateway de pagamento para o seu negócio online?

Próximo
Próximo

Qual a linguagem de programação mais segura para ecommerce?