Quem paga pelo Chargeback?

É muito importante para o lojista saber o que são e como lidar com chargebacks. Você precisa estar atento(a) a medidas preventivas e também conhecer os artifícios necessários para se proteger quando um chargeback se concretiza. O estorno ou reversão da transação de uma venda efetuada, com os produtos entregues corretamente, prejudica e pode trazer grandes prejuízos ao comerciante. Normalmente ocorre por problemas na aquisição do cliente, em casos de desacordo comercial em relação ao produto comprado ou na ocasião em que se comprova a existência de uma fraude.

Tipos de Chargeback

Veja a seguir as variações de possibilidades em que um chargeback pode acontecer:

Fraude

O chargeback acontece quando o cartão do cliente foi clonado e de fato, ele não fez essa compra. Mas também pode ocorrer por má fé do consumidor, quando ele efetua a compra e alega a operadora que não a realizou.

Proteja-se contra fraudes

Para se proteger da situação em que um fraudador utiliza cartões clonados para comprar em benefício próprio em um e-commerce, o comerciante pode colocar uma barreira de identificação em seu site como um sistema antifraude. Na IO Pay, por exemplo, você tem fácil acesso a este tipo de recurso, com um antifraude já embarcado diretamente na tecnologia de meios de pagamento. Já no caso em que o consumidor, conscientemente, solicita o chargeback para não pagar pelo produto recebido, é importante que o lojista possua todo e qualquer material que comprove que a venda foi concretizada e o produto foi entregue, como notas fiscais e comprovantes de entrega por parte da logística.

Desacordo comercial

É comum quando o consumidor não recebe o produto ou quando ele não é entregue nas condições acordadas. Pode acontecer também caso a pessoa solicite o cancelamento da compra para a empresa, mas a mesma não realiza o acordo e não efetua os procedimentos para reversão do valor pago e devolução do produto.

Como evitar o chargeback por desacordo comercial?

Para evitar que este tipo de chargeback aconteça, é importante sempre se certificar de que o cliente receberá exatamente o que comprou e que não existem defeitos de fabricação no produto. No momento de concretização da venda, certifique-se dos produtos solicitados com uma revisão simples do pedido, para que não falte nenhum produto requerido na hora da entrega. Você também pode treinar e orientar a equipe responsável pela parte da logística para que o transporte seja feito de maneira adequada e o produto não seja danificado no processo de entrega. Em vendas online é necessário ter em mente que existe a possibilidade do cliente querer devolver determinado produto e ter um passo a passo definido de como isso pode acontecer. Lembre-se da famosa máxima “Atender bem, para atender sempre”, basta ter um processo de vendas bem alinhado para se prevenir da ocorrência de um chargeback por desacordo comercial.

Erro de processamento

Se o consumidor for cobrado mais de uma vez pela mesma compra, ou se o valor debitado for errado, ele tem direito ao chargeback.

Prevenindo chargebacks por erros de processamento

Para se prevenir neste caso, confira as vendas do dia para se certificar de que as entradas de receita estão corretas e de acordo com as saídas de produtos.

Afinal, quem vai pagar pelo Chargeback?

Em casos de chargeback, o comerciante assume os riscos. Essa é uma prática comum do mercado pois, como explicado, o chargeback só ocorre quando há algum erro por parte do lojista ou tentativa de fraude, ambas responsabilidades do estabelecimento e não da adquirente.

Nestes casos, o custo do chargeback é sempre arcado pelo lojista, que receberá um desconto negativo em sua conta no valor daquela transação. Entretanto, há formas de se resguardar contra esse problema como as citadas neste artigo. Na IOPAY ao contratar os serviços de meios de pagamento online, você também pode pode solicitar a inclusão de seguro contra chargebacks, utilizando o serviço de antifraude para se proteger.


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Chargeback: Como evitar o cancelamento

O Chargeback vem do inglês, sua tradução é ‘’Reversão de pagamento‘’. Ele é a contestação de uma compra via cartão de crédito diretamente com a administradora do cartão.

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Gateway de Pagamento

Com o crescimento das vendas em lojas virtuais, se tornou essencial oferecer um sistema de pagamento eficiente e seguro tanto para os consumidores, compradores quanto para os lojistas

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