Como vender por email marketing

As estratégias de marketing são essenciais para qualquer empresa ter sucesso no mercado, seja ela uma fabricante de estojos, ou uma rede de produtos cosméticos.

Entre as ferramentas para colocar as estratégias de marketing em prática, está o email marketing.

O e-mail marketing é utilizado pela maioria das empresas para prospectar novos clientes e fidelizar clientes já ativos.

De forma geral, o e-mail marketing é uma ferramenta econômica e que traz resultados efetivos para uma empresa.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing pode ser definido como um canal de comunicação para estreitar relações com o público, nutrindo e gerando oportunidades de vendas.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais é possível melhorar a experiência do cliente com o recebimento de e-mails de uma empresa.

É importante ressaltar que a utilização do e-mail marketing precisa ser muito bem planejada, pois se mal executada, ao invés de aproximar o cliente, causa insatisfação, colocando qualquer estratégia de marketing em cheque. 

Uma empresa de sinalização de segurança, por exemplo, que deseja prospectar clientes ou fidelizá-los, precisa utilizar o e-mail marketing em estratégias adequadas, para não ser mais um spam na caixa de entrada do cliente e não se tornar um incômodo ao invés de uma ferramenta informativa.

É importante que o e-mail tenha a mensagem certa, no momento certo e para as pessoas certas.

Em suma, é importante que o e-mail seja elaborado de forma humanizada e pensada especificamente em quem vai recebê-lo. Desta forma, o e-mail é capaz de trazer resultados excelentes.

Dicas para vender com e-mail marketing

Agora que já vimos como funciona o e-mail marketing, vamos apresentar 5 táticas para vendas por meio desta ferramenta. Veja.

  • Foque em quem vai receber o e-mail: conforme já mencionado, o conteúdo do e-mail precisa ser personalizado, pensado especificamente em quem vai recebê-lo. É importante que a empresa também foque no que pode fazer pelo cliente para apresentar soluções para as necessidades do cliente;

  • Crie um cronograma de e-mail marketing: é importante criar um cronograma que vá desde o envio de e-mails de apresentação, até e-mails com conteúdos mais aprofundados para atender à todas as fases do funil;

  • Crise sua base de contatos de forma orgânica: criar uma base de contatos de forma orgânica, significa de forma natural. Algumas empresas compram lista de contatos na internet e esse tipo de prática além de não produzir resultados de maneira eficiente, é algo que está em desacordo com a Lei Geral de Proteção de Dados. 

  • É fundamental antes de tudo que o cliente dê a permissão para o envio do e-mail e daí em diante é possível construir um relacionamento sólido e de confiança com o cliente;

  • Teste: é importante testar os detalhes do e-mail, como títulos, assuntos, horários diferentes. Por meio de análise de dados, é possível chegar a um denominador comum para as melhores estratégias de conteúdo e envio;

  • Personalize seu e-mail: uma empresa de conectores elétricos, por exemplo, que personaliza seu e-mail em todos os detalhes, faz com que seu cliente sinta-se valorizado e as chances de o cliente abrir o e-mail recebido é muito maior. 

Próximo
Próximo

Saiba o que é Marketing de Conteúdo e como ele pode atrair novos clientes.