Saiba o que é Marketing de Conteúdo e como ele pode atrair novos clientes.

O Marketing de conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital que, apesar de não ser um método que faz promoção direta do seu negócio, atrai o consumidor ao proporcionar soluções aos seus problemas de maneira educativa. A ideia é publicar informações interessantes ao seu público, que façam parte do ecossistema dele, seja por textos, vídeos, ebooks ou posts em redes sociais. 

Com o objetivo de gerar valor para seu consumidor, a estratégia atende a intenção de busca do usuário e transforma o processo de compra em algo natural. Isso porque, deve-se estudar profundamente o que sua persona quer ler, além de entender seus desafios, necessidades, objetivos e preferências.

Ao consumir a informação produzida pela marca, o consumidor pode descobrir desejos ou necessidades que não tinha conhecimento até o momento, depositando sua confiança nela. Dessa forma, de maneira espontânea o cliente irá remeter a empresa com autoridade nos assuntos abordados pelo marketing de conteúdo.Sendo assim, sempre que precisar, irá voltar ao seu conteúdo para obter mais informações e conferir suas novidades.

 Podemos então dizer que a estratégia se baseia em quatro etapas:

  • Passar conhecimento ao público.

  • Ganhar autoridade no assunto.

  • Consegui mudar a opinião de compra.

  • Transformar o cliente em um embaixador da marca.

O Inbound Marketing

Para saber mais sobre o marketing de conteúdo, é essencial entender o que é a metodologia inbound, já que ela é uma das estratégias do Marketing Digital e engloba o Marketing de Conteúdo.

O Inbound Marketing busca captar o interesse do consumidor de maneira espontânea, de forma não invasiva ou interruptiva. Ao contrário das propagandas agressivas, o inbound é conhecido também como marketing de atração, isso porque o seu objetivo é atrair o público de forma natural, fazendo assim com que o consumidor venha até sua empresa no tempo dele, dando a permissão para que você passe a sua mensagem. 

Para conseguir fazer isso, o Inbound se baseia em:

  • Atrair: O inbound atrai o consumidor através de conteúdos relevantes, onde eles acabam recebendo soluções para necessidades que até então não eram vistas.

  • Converter: aqui, o intuito é transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais compradores;

  • Vender: Após seu consumidor estar interessado no produto ou serviço, é o momento para mostrar que a sua solução é um diferencial no mercado e fechar a venda.

  • Fidelizar: Depois de realizar a venda, é importante manter a relação entre a empresa e o cliente. Oferecer um suporte, passar confiança ao cliente, esses pequenos detalhes fidelizam o cliente, fazendo com que você se torne prioridade dele no mercado.

Como fazer um Marketing de conteúdo.

Sabemos que o Marketing de conteúdo pode seguir um foco diferente de seu objetivo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar.

Faça um planejamento

Para iniciar qualquer projeto é essencial realizar um planejamento. É importante que avalie todas as ideias e metas que você e sua equipe têm para traçar uma rota e chegar onde deseja. 

Na criação do plano de marketing de conteúdo, é necessário estudar o mercado e responder perguntas importantes como:

  • Qual seu público alvo?

  • Quais as necessidades do seu público?

  • Como você irá transmiti-lo?

Lembrando que, depois de responder as perguntas é necessário seguir fielmente o planejamento traçado, você pode adicionar uma pauta a mais ou a menos, mas deve-se sempre ter o planejamento base.

Pense no seu cliente, não apenas na venda

Produzir um marketing de conteúdo eficaz se resume basicamente em ajudar o seu cliente a resolver seus problemas. 

Você pode apresentar, informar e influenciar, mas não anunciar ou vender. Ao contrário, deixa de ser um marketing de conteúdo e se torna uma propaganda direta do seu produto.

Crie conteúdo para diferentes segmentos

Não são todos os clientes que possuem a mesma necessidade e os mesmos interesses. Invista tempo para descobrir o segmento do seu público e se preocupe com eles. Com isso você consegue também uma boa geração de leads. Aqui a dica de ouro é parar e pensar nos diferentes perfis de clientes que você pode ter, refletindo sobre as necessidades de cada um destes perfis para que você possa construir conteúdos para todos eles.

Uso de palavras chaves

O método que buscamos as respostas na internet está relacionado com a forma que deve ser criado o conteúdo. 

Se uma pessoa procura no google, por exemplo,‘’Onde encontro os melhores meios de pagamento?’ Os resultados que vão aparecer estão relacionados a estas palavras-chave.

Conhecer os parâmetros de resultados dos mecanismos de busca não é uma tarefa tão simples. Por isso, foi criado o SEO (search engine optimization), técnicas que conciliam o conteúdo informativo e útil, de acordo com esses parâmetros. Para criar textos com boas palavras-chave sem precisar ser um expert no assunto, você pode refletir sobre as palavras que você acredita que seu público pesquisaria em mecanismos de busca e procurar incluí-las nos títulos e textos das suas publicações.

Fluxo de produção e divulgação

Ter um fluxo de produção é importante para demonstrar conhecimento da causa da marca, gerar diálogos com os consumidores e servir para encantar o cliente, criando embaixadores da marca.

Através das mídias sociais e o email marketing, é possível atingir novas pessoas, gerando uma base boa de contatos comerciais (leads) e convertendo essa base de clientes. Para ajudar a organizar seu fluxo de publicações, procure criar um calendário de postagens, com datas definidas e também categorizar os assuntos em alguns grandes núcleos de interesse do seu público, isso ajuda a ter uma visão do fluxo ao longo do tempo e esquematizar sua produção para que ela seja constante.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Aumento de tráfego do seu site.

O google é um dos caminhos para que seu site tenha novos clientes. Isso porque produzir conteúdos importantes é a melhor forma de colocar seu site na página principal do Google, sendo mais atrativa e convidativa ao público.

Prova disso é que as empresas que utilizam o Marketing de conteúdo têm, em média 2,2 vezes mais visitas em seus sites. Dessa maneira, se você produz mais de 13 conteúdos por mês esse número sobe para 4,2 vezes.

Gerar consciência de Marca

A produção de conteúdo contribui para que mais pessoas reconheçam sua marca e conheçam os serviços que sua empresa oferece. As pessoas tendem a ter uma confiança maior em comprar marcas que lhe são familiares e que te passam mais credibilidade. 

Um consumidor do seu conteúdo, irá te priorizar quando precisar comprar um produto ou serviço. Afinal, ele já conhece a sua empresa e você já o auxiliou diversas vezes com seu conteúdo.

Aumento de engajamento com a marca

Enquanto a consciência de marca aumenta a quantidade de pessoas que conhecem e possuem a percepção positiva da sua marca, o objetivo do engajamento é construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva.

Produzindo conteúdo de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com sua marca, resultando na criação de engajamento.

Eduque o mercado

Produza conteúdo que responde às dúvidas dos clientes e os ensina tudo que precisam saber para tomar decisões de compras por si mesmos.

Muitas vezes, o público não entende bem sua posição no mercado e instruí-los acaba criando um laço de confiança, onde ele te coloca como prioridade quando necessário.

Gerar vendas

Toda empresa quer gerar vendas, porém no marketing de conteúdo esse não é o objetivo principal. Aumentar o número de vendas, nesse caso, significa focar sua produção de conteúdo para guiar os leads por em torno do processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão. 

O importante é que você identifique o seu para direcionar seu planejamento de forma correta.

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Como vender por email marketing