Aposentados e idosos são os novos clientes do E-commerce

Em 2020, a pandemia fez com que os idosos ficassem em casa, como medida preventiva, por serem do grupo de risco. Nesse tempo de quarentena do comércio local os brasileiros da terceira idade, em sua maioria aposentados, se tornaram os novos clientes do E-commerce. Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a AGP, onde foram entrevistadas 503 pessoas com mais de 60 anos, 82% afirmaram ter utilizado o e-commerce para fazer  compras que antes eram habitualmente feitas de forma presencial.

Uma pesquisa sobre comportamento online realizada pelo Kantar Ibope com pessoas acima de 55 anos que utilizam a internet com frequência, mostra que 40% aumentaram o hábito de fazer compras online e pretendem continuar comprando na internet mesmo após a reabertura dos comércios locais.

O estudo também revelou que estes clientes com mais de 55 anos gastaram mais com produtos relacionados ao lar:

  • 80% compraram produtos de limpeza doméstica

  • 75% fizeram compras no supermercado online

  • 74% compraram remédios em farmácias online

Além de compras na internet, 89% assinam o Netflix, e 92% consomem o Youtube.

Estudo também revela que 71% dos idosos preferem comprar pelo smartphone, sendo que 46% utilizam aplicativos exclusivos de e-commerce.

Se observarmos a evolução dos dados em pesquisas anteriores, é possível perceber o crescimento, com 64% das pessoas da terceira idade afirmando utilizar smartphones em 2019, comparado a 46% em 2018. Com os celulares mais presentes no dia a dia destas pessoas, é natural que elas se tornem também consumidores de produtos e serviços no ambiente digital, cada vez mais.

Além disso, o estudo ressalta a importância dos idosos quando o assunto é consumo, pois 88% dos entrevistados são os responsáveis pelas compras da casa e pela administração financeira doméstica.

Sendo assim, com o aumento dos clientes maiores de 55 anos e aposentados, a partir de 2021 você que possui um e-commerce e quer se manter competitivo deve pensar em estratégias para se adaptar a esses novos clientes e aproveitar os benefícios que eles podem trazer para os resultados em vendas.

Separamos aqui alguns tópicos importantes para se observar e otimizar, veja a seguir:

Imagens nítidas e tamanhos de fontes

Considerando o fato de que o processo natural de envelhecimento pode acarretar em redução gradativa da visão, é essencial ter boas imagens dos seus produtos e letras legíveis para garantir que o usuário da terceira idade não terá dificuldades para realizar a leitura do seu site. 

Facilitação do fluxo de compras

Procure otimizar ao máximo o passo a passo entre a entrada do cliente em seu site e o momento em que ele conclui a compra. Isso vale para todo tipo de usuário, afinal, ninguém gosta de tentar comprar um produto na internet e encontrar um processo super complexo para realizar seu objetivo. A dificuldade em lidar com a interface em um e-commerce é um dos principais fatores que podem levar o cliente a desistir de comprar online, mesmo após a decisão de compra.

Checkout Intuitivo e Meios de Pagamento

Uma das partes mais importantes do fluxo de compras do consumidor na web é o momento de realizar o pagamento. Por isso, utilize sistemas de pagamento online que facilitem o processo para o seu cliente, com um fluxo seguro e intuitivo. Os meios de pagamento online da IO Pay, por exemplo, foram criados com as técnicas mais sofisticadas de experiência do usuário para garantir que o cliente usufrua da forma mais confortável de se fazer um pagamento, levando em consideração os padrões do comportamento humano ao lidar com uma interface na internet. Dessa forma, o sistema é estruturado para guiar o consumidor ao seu objetivo com o máximo da praticidade e simplicidade no processo de pagamento. Assim você evita abandonos de carrinho ao eliminar barreiras e permitir que o usuário compre com facilidade. Acesse o site https://iopay.com.br e confira as soluções disponíveis em pagamentos online para o seu negócio.

Atendimento à disposição e de fácil acesso

Lembre-se que o pós-venda é uma fase importante da jornada do cliente no relacionamento com o seu negócio. Mantenha os canais de atendimento visíveis em seu site, para que ele possa entrar em contato caso precise. Um cliente bem atendido tende a retornar para comprar mais e indicar seus produtos e serviços, pense no pós-venda como um motor de vendas e não deixe de investir em melhorias constantes nessa área da empresa. O público da terceira idade tem uma tendência a se sentir mais inseguro na internet, por isso, com um canal de atendimento de fácil acesso ajuda a transmitir segurança e solidez para que o cliente saiba que a sua empresa é idônea e está à disposição para atendê-lo.

Aproveite as novas oportunidades da melhor forma, descubra os meios de pagamento online da IO Pay

O mercado de e-commerce não para de crescer, com a participação cada vez maior de usuários de todas as idades, além da pandemia do covid-19 que impulsionou o crescimento ainda mais ao manter as pessoas em casa. Com o aumento dessa demanda, sabemos que você, empreendedor, precisa estar munido das melhores ferramentas e parceiros para aproveitar ao máximo as novas oportunidades emergentes. Fale com um consultor da IO Pay para conhecer mais sobre como podemos turbinar seu e-commerce com os melhores sistemas de meios de pagamento que você poderia ter e saia na frente rumo ao sucesso do seu negócio. Aqui você encontrará os melhores preços, um atendimento humanizado e próximo da sua empresa, além das mais sofisticadas tecnologias em meios de pagamento que ajudam seu e-commerce a vender mais e agradar muito mais aos seus clientes.

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