10 tendências para o E-commerce Pós-pandemia

Como você já sabe, a pandemia da Covid-19 impactou em grandes mudanças para a sociedade e a economia no mundo todo. Foi um episódio inédito na história da humanidade em que o mundo digital se aproximou com maior velocidade do mundo físico. Para as empresas e empreendedores um fator se sobressaiu entre as mudanças: a necessidade de ter uma presença digital sólida cresceu e muito. Mas o que mudou exatamente para o e-commerce? Veja a seguir o levantamento das 10 tendências para o e-commerce pós-pandemia que separamos para você!

1 - Explosão mundial de vendas online com estimativa de faturamento de US$3,4 trilhões em 2025, segundo a Forbes

Segundo dados estatísticos, a pandemia tracionou fortemente as vendas online.

De acordo com a pesquisa da Finaria, divulgada pela Forbes, o volume global de vendas online no e-commerce irá atingir mais de 2,7 trilhões de dólares em 2021 e poderá chegar a 3,4 trilhões de dólares no ano de 2025. São dados que mostram que a tendência do e-commerce vem em ritmo de crescimento, representando parcelas cada vez mais expressivas do faturamento das empresas.

2 - Empresas com mais Presença Online 

No pós-pandemia que deve acontecer ainda no ano de 2021, ou início de 2022, a presença online vem se tornando algo mais importante para as empresas, com a mudança dos hábitos do consumidor a empresa que não está no online irá perder competitividade ao deixar de participar de uma parte importante da jornada de compra, que passa a ter seu início na web, cada vez mais. É importante participar deste ecossistema pelas redes sociais, aplicativos de delivery, loja virtual, blogs ou vender em marketplaces, são diversas maneiras de marcar presença e não ficar de fora do volume de vendas que o ambiente digital pode gerar. Com o aumento da concorrência na internet e todas as empresas investindo no atendimento digital, é preciso pensar “fora da caixa” e avançar em direção aos investimentos para consolidar sua presença online. Dessa forma, sua empresa acompanha o desenvolvimento do mercado, mantém sua competitividade alta e a economia do seu negócio permanece saudável. Segundo dados da pesquisa da consultoria Nielsen, o e-commerce brasileiro poderá crescer 26% em 2021. Essa mesma pesquisa indica um fortalecimento dos e-commerces locais, ou seja, o delivery na sua cidade irá crescer. 

3 - Estrutura Omnichannel cada vez mais importante para E-commerces

Ao longo da pandemia o consumidor mudou, aprendeu a usar os canais online e já definiu seus padrões de qualidade com relação às suas expectativas no atendimento pela internet,  assim como o que ele espera do atendimento presencial de sempre. As empresas que atuam no atendimento digital e também no atendimento físico com a integração dos canais têm mais competitividade. É a famosa estrutura omnichannel (estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais com o objetivo de estreitar a relação entre digital e o meio físico), que promove uma experiência de facilidade de acesso ao consumidor, tanto para comprar, como também para se informar e solicitar suporte à empresa.

4 - Mais facilidade nos pagamentos online

Hoje temos o PIX, pagamento por QR Code, pagamento via carteiras digitais, cartão pré-pago, smartwatches e outros dispositivos que proporcionam pagamentos rápidos e seguros online. O cliente de hoje quer comprar no e-commerce de forma rápida, os meios de pagamentos complicados e demorados são coisa do passado. A nova regra do e-commerce a partir de agora é a agilidade nos pagamentos eletrônicos, a empresa que usar meios de pagamento antigos e tradicionais poderá perder vendas. Na IOPAY, por exemplo, as tecnologias de pagamento online são criadas para orientar o consumidor na hora de finalizar a compra. Dessa forma, ele segue um passo a passo muito simples e o faz de maneira intuitiva, como se já tivesse feito aquilo mil vezes, pois está sendo guiado por elementos visuais que trabalham com os instintos naturais do comportamento humano na internet para facilitar seu entendimento e ações. Acesse https://iopay.com.br e saiba mais sobre os meios de pagamento online da IOPAY.

5 - Mais Ofertas na internet

As pessoas mais velhas e as que não sabiam fazer compras no e-commerce antes da pandemia acabaram, até por questão de necessidade quando estava tudo fechado, fazendo compras na internet e ficando mais seguros para pagar por produtos e serviços digitais.

Nesse novo cenário, muitos serviços e ofertas que surgiram com a pandemia vieram para ficar, como prestadores de serviços que passaram a oferecer consultas online, por exemplo, prática que deve permanecer.

6 - Aumento de volume de atividade em canais de suporte online

As empresas estão utilizando mais canais de suporte e atendimento digital, segundo o Relatório do Engajamento do Cliente em 2021 realizado pela Twilio, 54% das empresas relataram um aumento maior ou igual a 50% na comunicação online com seus clientes.

7 - Compras do mês em Supermercado sendo feitas online

Um hábito que antes da pandemia era difícil de se ver é o de fazer as compras do mês pela internet, o supermercado online foi uma opção não só para diminuir os riscos de contaminação, mas cresceu e irá se tornar um novo hábito pois as pessoas viram também a  praticidade e economia de tempo proporcionadas. Grandes redes de hipermercados e supermercados  estão investindo nessa nova tendência que veio para ficar em conjunto com serviços de aplicativo de entregas já existentes para garantir o serviço de delivery, gerando economia e ampliando os lucros. 

8 - Live Commerce 

O novo modelo de comercializar online que vem crescendo no Brasil, já movimentou cerca de US$200 bilhões na China em 2020.

Desde o início da pandemia, marcas patrocinaram shows ao vivo transmitidos em lives, divulgando seus produtos e serviços, o que deu muito resultado.

Durante a Latam, Elio Silva, diretor-executivo da Riachuelo, disse que a pandemia fez com que a Riachuelo apostasse nas lives, investindo cada vez mais nas transmissões online.

“Queremos investir num trabalho quase que diário de lives, pois isso se tornou uma febre. A ideia é criar lives temáticas dentro de nossas próprias lojas”.

Live Commerce gera vendas por meio de transmissões ao vivo, enquanto os clientes participam e interagem com os influenciadores e vendedores, e isso já é uma realidade de empresas como Farm e Nespresso.

9 - Compra e venda pelo celular, m-commerce é a nova tendência do varejo online

O m-commerce já é responsável por mais de 70% do varejo on-line global e segue em ritmo de crescimento para os próximos anos. Segundo o estudo de agosto de 2020 do Panorama Mobile Time e da Opinion Box, o número de brasileiros que possuem smartphone e já compraram online através do celular pulou de 85% para 91% em menos de 1 ano. O crescimento ocorreu em apenas seis meses, durante o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

10 - Vendas online mais eficientes e profissionais

Uma nova tendência do e-commerce pós pandemia é tornar as vendas mais eficientes e profissionais com a transformação digital das empresas concorrentes.

Com a mudança de hábitos da sociedade no pós pandemia, o setor de e-commerce disparou e ganhou muita força e visibilidade.

Com esses novos hábitos e comportamentos de consumidores, as micro, pequenas, médias e grandes empresas estão profissionalizando cada vez mais sua presença digital, com técnicas de UX e UI em seus e-commerces, estrutura omnichannel, comunicação direcionada para públicos segmentados, imagens profissionais para apresentação dos produtos, canais de atendimento mais eficientes, entre outras inúmeras estratégias para performar no online.

A empresa que investe na qualidade do seu atendimento e se preocupa em atender o público da melhor forma possível usando todas essas ferramentas citadas, consegue agradar até mesmo os clientes que não tinham o hábito de comprar online, mas com a pandemia começaram a aderir a diferentes tipos de produto devido à facilidade que um e-commerce profissional proporciona.

Aproveite as novas oportunidades da melhor forma, descubra os meios de pagamento online da IO Pay

O mercado de e-commerce não para de crescer, com a participação cada vez maior de usuários de todas as idades, além da pandemia do covid-19 que impulsionou o crescimento ainda mais ao manter as pessoas em casa. Com o aumento dessa demanda, sabemos que você, empreendedor, precisa estar munido das melhores ferramentas e parceiros para aproveitar ao máximo as novas oportunidades emergentes. Fale com um consultor da IO Pay para conhecer mais sobre como podemos turbinar seu e-commerce com os melhores sistemas de meios de pagamento que você poderia ter e saia na frente rumo ao sucesso do seu negócio. Aqui você encontrará os melhores preços, um atendimento humanizado e próximo da sua empresa, além das mais sofisticadas tecnologias em meios de pagamento que ajudam seu e-commerce a vender mais e agradar muito mais aos seus clientes.

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