Cashback

O Cashback é oferecido pelas empresas como uma estratégia de vendas e fidelização de cliente, onde ela proporciona benefícios ao consumidor, fazendo com que ele priorize a empresa no mercado para aquisições futuras.

Esse tipo de benefício ao consumidor se tornou popular nos Estados Unidos a partir de 1998 e logo se estendeu ao Reino Unido. Entretanto só chegou ao Brasil em 2007 e desde então vem crescendo de forma significativa. Segundo o SEBRAE, em 2019 o Brasil teve cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos já cadastrados em programas de cashback.

Como funciona o cashback?

Vamos supor que você tenha sua loja virtual e o seu cliente gaste R$200 em produtos. Obtendo o serviço de cashback, ao finalizar a compra o consumidor receberá R$10 de volta para usar na sua próxima compra.

Para que os consumidores recebam e tenham o benefício do cashback é necessário se cadastrar na plataforma parceira e realizar suas compras. Assim, quando ele fizer compras o dinheiro acumulará em uma conta virtual.

A recompensa oferecida pelas empresas não seguem um padrão, elas podem variar de 1% a 50% de cashback.

Quais as vantagens para as empresas?

Apesar de parecer que o cashback só é benéfico aos consumidores, as empresas também possuem muito a adquirir com essa operação. Pensando nisso, separamos os principais benefícios:

Aumento de visibilidade

O Cashback também pode ser usado como uma estratégia de publicidade da sua loja. Pois, é uma maneira de atrair aqueles que não conhecem o seu negócio e experimentar seus benefícios se tornando cliente. Além de que como os programas de fidelização têm um público próprio e amplo, há os ganhos em questão de branding.

Aumento de vendas

Clientes satisfeitos tendem consumir mais os produtos da empresa. O programa cashback além de oferecer seus benefícios proporcionando uma melhor experiência do cliente, acaba se tornando um incentivador para que ele realize mais compras.

Fidelização de clientes

Quando o consumidor obtém um retorno e um benefício real de receber seu dinheiro de volta, a tendência é que elas voltem a comprar. Entretanto, vale lembrar que não é apenas o cashback que fideliza o produto mas também a qualidade do produto/serviço e a velocidade da entrega são essenciais para que o cliente te priorize no mercado.

Não depreciação do produto

Muitas vezes quando se dá uma porcentagem de desconto muito alta ao seu cliente por conta de um fim de estoque, ou até mesmo falta de cores do produto, o consumidor pode gerar dúvidas sobre a qualidade do produto. Com o Cashback não existe essa depreciação de produto, o cliente paga o preço cheio e recebe uma parte.

Entendimento do perfil do cliente

Quando o consumidor realiza o cadastro na plataforma de cashback, ele acaba informando seus dados. Desse modo, você consegue ter acesso a essas informações e poderá monitorar seu comportamento de consumo, pois, quando realizarem uma compra terão que se identificar para receber o benefício.

Esse conhecimento sobre o seu cliente acaba colaborando quando desejar realizar ações promocionais. 

O Cashback na IOPay

Entre os grandes diferenciais da IOPay, estão os programas de cashback nas vendas e cashback social.

O Cashback nas vendas.

No programa de cashback nas vendas, parte das tarifas cobradas em cada transação volta para você. Este dinheiro se acumula ao longo de todo o contrato, rendendo a 70% do CDI, e no final do período você retira o acumulado com o rendimento.

O Cashback Social 

Já o programa de cashback social, é uma iniciativa onde parte de toda transação processada em meios de pagamento, seja online ou offline, gera recursos destinados a instituições do terceiro setor, como entidades de apoio social. Além disso, você também pode doar seu cashback recebido nas vendas e dessa a ajuda às instituições chega de forma dobrada.

Entre as instituições apoiadas estão, Cruz Vermelha Brasileira, ARCAH, GRAACC e Instituição Dr. Klaide.

Desse modo, é disponibilizado aos clientes o portal da transparência, onde todo mês é entregue um relatório online completo e detalhado sobre todas as doações efetuadas e os projetos apoiados.

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