Cibersegurança: Como funciona a tokenização de cartão de crédito?
Tokenização é a tecnologia mais segura para pagamentos online
A tokenização de cartão de crédito substitui os dados confidenciais do cliente por um ID alfanumérico único que não tem valor ou conexão com o proprietário da conta.
Este token gerado aleatoriamente é usado para acessar, passar, transmitir e recuperar as informações do cartão de crédito do cliente com segurança.
Os tokens não contêm dados confidenciais do consumidor. Eles agem como mapas explicando onde o banco do cliente está armazenando esses dados confidenciais em seus próprios sistemas.
Os tokens são gerados por meio de algoritmos matemáticos e não podem ser revertidos.
Os tokens só podem ser abertos após a conclusão da transação. Fora do seu sistema, esses tokens não têm significado nem valor. Portanto, mesmo que os hackers encontrem os dados do seu cliente enquanto eles estão sendo processados, eles não poderão usá-los.
Veja como funciona a transação com cartão de crédito tokenizado:
PASSO 1
O titular do cartão inicia a transação e insere os dados confidenciais do cartão de crédito.
PASSO 2
As informações do cartão de crédito vão para o banco adquirente do comerciante na forma de um token.
PASSO 3
O adquirente transmite o token para as redes de cartão de crédito para autorização.
PASSO 4
Uma vez autorizado, os dados do cliente são armazenados nos cofres virtuais protegidos do banco e o token corresponde ao número da conta do cliente.
PASSO 5
O banco verifica os fundos e permite/recusa a transação.
PASSO 6
Se a autorização for bem-sucedida, um token exclusivo será devolvido ao comerciante para transações atuais e futuras.
Como todo o processo de pagamento com cartão de crédito tokenizado está acontecendo nos bastidores, os clientes não precisam fazer nada diferente.
Quais são os benefícios da tokenização de cartão de crédito?
Nem é preciso dizer: a tokenização de cartão de crédito aumenta imensamente a segurança do pagamento. A tokenização é uma maneira segura de proteger as informações de pagamento de seus clientes contra hackers digitais externos e possíveis problemas internos.
Os tokens gerados aleatoriamente são legíveis apenas pelo processador de pagamento – eles não podem ser monetizados, mesmo que tenham sido expostos. Assim, quando um token está passando pelos sistemas, ladrões anônimos e hackers têm menos oportunidades de cometer um cibercrime.
Muitas empresas que coletam e armazenam dados confidenciais em suas redes geralmente acham muito difícil cumprir os padrões PCI DSS . Se a violação de dados acontecer, a falta de conformidade com o PCI pode resultar em multas pelo PCI Council.
A tokenização permite que os comerciantes cumpram o PCI DSS com responsabilidades mínimas e despesas de segurança.
Ao remover as informações do cartão dos clientes de sua rede, você minimiza os riscos de violação de dados. Portanto, você não precisa investir tanto dinheiro e recursos em proteção de dados – isso foi feito para você por tokenização de cartão de crédito.
Outros dados comerciais confidenciais, como senhas, endereços, arquivos secretos e contas de clientes, também podem ser protegidos usando a tecnologia de tokenização.
Tokenização x Criptografia
Embora ambas sejam excelentes ferramentas para combater a fraude de cartão de crédito, a tokenização e a criptografia costumam ser confundidas. Então, qual é a diferença entre tokenização e criptografia?
Criptografia é uma forma de criptografia que protege dados confidenciais, transformando-os em código ilegível. Cada número, letra e espaço de um cartão está sendo disfarçado por outro diferente, escolhido por um sistema baseado em um sofisticado algoritmo de criptografia. Essas informações codificadas devem ser descriptografadas no final usando a chave ou a senha.
A maior diferença entre tokenização e criptografia é que a criptografia é reversível. As informações criptografadas podem ser devolvidas à sua forma original a qualquer momento, desde que você conheça o algoritmo por trás delas.
Como os dados criptografados são “quebráveis”, o PCI Council ainda os considera confidenciais. Assim, atender às obrigações de conformidade com criptografia é muito mais caro do que fazê-lo com tokenização.
A criptografia é um dos métodos de proteção de dados de cartão mais fortes para transações em que o cartão está fisicamente presente. E, no entanto, a tokenização oferece proteção muito melhor quando se trata de pagamentos em que o cartão não está presente.
Para proteger melhor os dados confidenciais em trânsito e cumprir os requisitos do PCI DSS, os especialistas recomendam que a criptografia e a tokenização funcionem juntas.