Crescimento do E-commerce faz subir o número de pagamentos com cartão de crédito em 42% no Brasil no primeiro semestre de 2022

Brasileiros estão comprando mais online em e-commerce, marketplaces, aplicativos, e lojas virtuais

Em comparação aos primeiros três meses do ano passado para este ano, o uso do cartão de crédito subiu em 42%, aponta pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

A pesquisa também aponta os motivos referentes a esta crescente. Dentre eles o aumento na inflação, o controle da pandemia e as viagens de brasileiros ao exterior junto a vinda de turistas para o país.


Por que houve este aumento considerável?

De janeiro até março de 2022 foram mais de 400 bilhões em movimentações com cartão de crédito no país, a alta se deve a alguns fatores, são eles:


As compras online, contudo por conta da pandemia. O modelo de compras online cresceu bastante de 2020 para cá, visto que o consumidor não podia sair para efetuar compras presencialmente. Logo, isso também é um fator que ajudou no crescimento do uso de cartão de crédito, já que a economia teve uma queda no ano passado e com a abertura dos comércios, naturalmente, há um crescimento em comparativos.

Outro fator que explica porque os brasileiros estão usando mais cartão de crédito, se deve as viagens dos brasileiros ao exterior. Também em relação a pandemia, as viagens ficaram proibidas agora com a liberação, os gastos chegaram na casa dos 800 milhões lá fora.

Da mesma maneira que os turismo também teve impulsionamento para dentro do país, já que os turistas, com cartão de crédito, giraram mais de 600 milhões de reais em terras brasileiras.

Já o pagamento em crédito por aproximação cresceu mais de 400% em comparação aos primeiros três meses do ano passado para este. Os gastos chegam a 100 bilhões de reais com a modalidade.

Vale também considerar que o uso de aplicativos de celular para compras também cresceu, e muito dos pagamentos são feitos no cartão de crédito para estas compras.

Em 2021 o aumento foi de 12% de downloads deste apps, no mundo todo. Na América Latina o número foi de 32%, ou seja, mais da metade que na América do Norte, que foi de 13%.

O plano para 2022 do e-commerce não é só crescer no número de usuários, mas reter esses clientes com planos de fidelidade, dessa maneira se consolidando no mercado.

Inadimplência

Apesar deste considerável aumento em relação ao uso do cartão de crédito contribuíram para o giro do capital brasileiros. Os clientes continuam devendo mais que gastando. Até fevereiro o número é de 5,8 de devedores por cartão de crédito.

De 2021 para 2022, a diferença é de 9% a mais em relação a pessoas que procuraram empréstimos para solucionar dívidas. As motivações estão, principalmente, na inflação alta dos últimos anos.

Outros motivos se referem a taxa alta de desemprego e juros altos, ou seja, o brasileiro opta pelo cartão de crédito pois pode adquirir um produto ou serviço na hora que precisa mas com as altas taxas, têm dificuldade em pagar.

Precisa de ajuda para aumentar seu lucro no seu E-commerce ou Loja Física?

Entre em contato, a nossa equipe de especialistas está a sua disposição para implementar, agilizar, inovar, humanizar, transformar a tecnologia do seu e-commerce e loja física.

Telefones

(11) 2307-2195

(11) 2306-0979

 

Horários de funcionamento

Seg. a Sex. - 09h00 às 18h00

Comercial

comercial@iopay.com.br

 

SAC

contato@iopay.com.br

 

Suporte (pagamentos online)

suporte@iopay.com.br

Anterior
Anterior

A importância da Logística para e-commerce em 2022

Próximo
Próximo

Dia das Mães: 30 nichos de maternidade para mulheres empreendedoras que desejam ter um e-commerce de produtos ou serviços e ingressar no empreendedorismo materno