A importância da Logística para e-commerce em 2022

Logística e Distribuição: melhores estratégias para E-commerce

O comércio eletrônico tem expandido cada vez mais, e para que o negócio funcione de forma organizada é muito importante que a logística seja boa. Afinal, é ela que faz o negócio andar.

A logística é responsável por fornecer ao consumidor do seu produto ou serviço uma boa jornada na aquisição de produtos. Ela traz mais agilidade e mais satisfação aos clientes.

Dentre as coisas que o seu consumidor mais valoriza estão: rapidez na entrega dos produtos, frete grátis e um ótimo atendimento.

Quanto a entrega dos produtos, muitas empresas optam pelo tradicional “correios” ou ainda por uma transportadora própria.

Mas você sabia que, estas mesmas empresas podem usar outras estratégias?

Dito isto, levamos ao ponto comum deste texto de que a logística é fundamental para o seu negócio.

Então, quais são as melhores estratégias de aplicação desta logística?


In House


Neste caso a logística é feita exclusivamente pelo vendedor. Por isso [é importante que toda a estrutura como, atendimentos, entrega, venda, fique 100% a seu favor, facilitando o processo.

Nesta estratégia o dono do negócio terá de investir bastante, além de que o vendedor terá maior liberdade controle sobre as ações de relacionamento com o cliente garantindo a qualidade do serviço prestado.


Dropshipping


Aqui há uma diferença quanto ao estoque: não há estoque. Pois no Dropshipping os produtos são diretamente despachados, dando a possibilidade de o vendedor saber qual distribuidor poderá entregar o produto.

Ainda existe a possibilidade de criar lojas online de forma mais fácil. Neste caso, a logística permite a venda total dos produtos, além de o tempo de entrega ser mais rápido.

Assim, essa tática consegue fidelizar clientes e os vendedores poderão focar no bom relacionamento com seus consumidores.


Outsourcing


Aqui, neste modelo, as atividades costumam ser terceirizadas. O próprio vendedor terceiriza as atividades para outras empresas distribuidoras.

Essas empresas precisam ser especializadas em logística para garantir que a compra seja transportada de forma segura até o consumidor.

Uma das vantagens dessa estratégia é o foco total no negócio. O vendedor poderá desenvolver estratégias de marketing, vendas, além de melhorar a qualidade do relacionamento com o cliente.

É uma das melhores estratégias para focar 100% no negócio.

Conclusão

Alguns métodos como inteligência artificial que advém do avanço da tecnologia é o que mais contribui para o crescimento e melhora da logística no mercado de vendas.

E para que a alta demanda seja suprida, os processos de automação são extremamente importantes no sistema de logística empresarial.

O comércio eletrônico se encarrega dessa ordem. Então qual seja o modelo que a sua empresa adotar, esteja atendo sempre às necessidades do mercado, mas principalmente dos seus consumidores.

Pois eles são os responsáveis por manter o seu negócio. Por isso a importância de investir em uma boa relação com o cliente através do digital: bons atendimentos e resposta rápida.

E não se esqueça de estar sempre atento as tendências do mercado. Elas são um bom norte para que seu negócio não saia dos trilhos ou se desorganize.

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