O futuro do E-commerce: Fintech as a Service (FaaS) no E-commerce

Porque FinTech e E-commerce são a combinação perfeita?

As instituições bancárias e financeiras estão avançando rapidamente no mercado dinâmico. Não há dúvida de que a integração de tecnologia no setor financeiro está construindo uma base robusta para o setor de fintech. Desde que a fintech iniciou seus serviços, existem muitos setores que simplificam os serviços. Além disso, existem muitos setores que são profundamente impactados pela introdução da inovação financeira nas empresas. Todas as indústrias, começando pela manufatura, automobilística, varejo ou atacado, todos estão ligados a sistemas de pagamento. Portanto, uma mudança no processamento ou nos serviços financeiros terá o impacto mais profundo nos negócios.

Suponha que, se retrospectássemos o tempo e retrocedessemos no relógio, perceberíamos que, desde que ocorreu a descoberta da internet, as coisas mudaram drasticamente. Lembre-se que quando a internet ganhou popularidade pela primeira vez em 1991, existia a possibilidade de as empresas de varejo ficarem online. E os negócios de comércio eletrônico foram descobertos. Com a estreia da Amazon em 1994, o futuro do comércio eletrônico ganhou vida e continua sendo o líder mundial entre todas as empresas de comércio eletrônico que operam hoje.

A maioria das empresas acha que a semente da fintech foi plantada na década de 1950. Embora, poderia ser verdade. Com a evolução contínua e inovação das instituições financeiras tradicionais, percorreu um longo caminho. Aprofundou suas raízes e se ramificou ainda mais nas seis décadas anteriores. As startups de fintech estavam ansiosas para saber o que o mercado desejava em cada etapa e responderam desenvolvendo ferramentas e tecnologias para viabilizar isso. As empresas de desenvolvimento de software financeiro são necessárias em todos os lugares devido ao aumento sem precedentes de soluções digitais para lidar com as tendências e práticas em andamento. Especificamente, para o setor de comércio eletrônico, é uma benção. Esta informação tem seu foco completo em como as soluções de fintech revolucionaram o mercado de comércio eletrônico e provaram ser uma combinação ideal umas para as outras.

O impacto da fintech no comércio eletrônico

Se formos pelas estatísticas, Fintech e e-commerce juntos estão fazendo bons negócios e contribuindo para a economia global. Assim como os países Argentina e Brasil, ambos os setores responderam por mais de 60% do valor de mercado das empresas de TI, com 85% e 69%, respectivamente. Esta é apenas a condição da América Latina, onde as vendas online aumentaram, mas se você ver Em 2020, o investimento global em startups de fintech (tecnologia financeira) deve chegar a cerca de 105 bilhões de dólares. Isso mostra claramente o aumento dos compradores online.

Isso mostra claramente o quanto a Fintech afeta o setor de comércio eletrônico e impacta seus índices de lucratividade. Portanto, existem várias maneiras pelas quais as empresas podem usar tecnologias fintech especificamente para o setor de comércio eletrônico. Vamos ver quais das tecnologias fintech podem ser usadas no negócio de comércio eletrônico.

Banco Digital

Sabemos como os bancos tradicionais funcionam e agora com que facilidade eles podem gerenciar negócios online. Todos os bancos tradicionais agora permitem que você gerencie o banco on-line, deposite cheques de seu dispositivo móvel e transfira dinheiro digitalmente conforme necessário. 

Os bancos tradicionais geralmente vêm com um custo associado a eles. A infraestrutura é o custo principal. Agora imagine o número de agências bancárias ao redor do mundo e o custo associado a isso. Eles devem lidar com suas próprias despesas. 

Como resultado, as contas bancárias comerciais padrão às vezes têm taxas de manutenção anuais ou mensais, restrições de saldo mínimo e limites de transação que, se não mantidos, resultam em taxas adicionais. Eles agora podem fornecer os mesmos serviços – banco online, pagamentos digitais e assim por diante – graças ao avanço dessas tecnologias. Quando se trata de lojas de comércio eletrônico, os pagamentos digitais são como bênçãos. O processo de pagamento tornou-se mais fácil e simples. Com os pagamentos digitais, você não precisa ir a lugares para pagar ou pedir dinheiro emprestado. As transações digitais tornaram isso mais fácil. Enquanto espera pelos pagamentos do mercado como fornecedor de comércio eletrônico, provavelmente está enfrentando problemas de fluxo de caixa. Os Pagamentos Online tornarão esses processos mais fáceis.

Melhores opções de pagamento

Com as operações de fintech, as empresas de financiamento de empréstimos agora oferecem empréstimos on-line com 0% de juros diretamente no checkout para permitir que os consumidores comprem itens grandes de uma só vez. Os consumidores puderam fazer compras que não teriam feito se tivessem planejado e preparado por muito tempo. As inovações da fintech não apenas impulsionaram o comércio eletrônico, mas também injetaram disciplina financeira na vida dos clientes, permitindo que as pessoas façam compras sem se preocupar com o custo ou as formas de financiá-las.

As lojas estão olhando além das fronteiras

As fintechs tiveram um tremendo impacto no mercado global de comércio eletrônico. Permitiu que as empresas transformassem os limites em apenas uma palavra e fossem além das fronteiras. Deixando essa consideração de barreiras geográficas, um consumidor pode comprar qualquer produto ou serviço de qualquer lugar do mundo e pagar por isso sentado no conforto de sua própria casa. Plataformas de pagamento seguras e carteiras digitais transformaram completamente os processos de pagamento, permitindo que o comércio eletrônico prospere em todo o mundo.

A integração das fintechs permitem que as empresas de comércio eletrônico forneçam serviços de pagamento com pontos (saldo), serviços de crédito para compra dentro do e-commerce, opções de reembolso via crédito para seus clientes, pagamento antecipado e até instantâneo para o lojista pois o dinheiro está dentro do seu próprio e-commerce, entre outros.

Maior transparência nas transações

As transações on-line são algo que não podemos ver e, portanto, cria uma semente de suspeita. Quando visto em conjunto com setores fundamentalmente relacionados, como bancos e comércio eletrônico, o setor de serviços de fintech, que está passando por uma transformação nesta era de digitalização, está preparando o terreno para um crescimento econômico maciço.

A transparência nas transações é um dos aspectos mais visíveis da revolução tecnológica nas fintechs, bancos e comércio eletrônico. Isso simplesmente implica que, uma vez que a conta bancária de uma pessoa tenha sido vinculada a qualquer uma das plataformas de fintech de sua escolha, ela estará pronta para usá-la conforme necessário. Uma conta bancária vinculada a uma plataforma de fintech torna extremamente fácil para um usuário realizar compras em um site de comércio eletrônico que aceita pagamentos por meio dela.

Atendimento ao Cliente Automatizado

Você já ouviu falar de Bots? Se sim, eles estão por trás de um atendimento ao cliente satisfatório. Porque mais de 50% das empresas usam chatbots para se destacar no atendimento ao cliente. Isso permite que as empresas estabeleçam comunicação em tempo real entre compradores e varejistas pela Internet. Com melhorias, esses chatbots estão sendo personalizados para fornecer recomendações individuais de compradores com base em seu comportamento e perfis individuais. Antes do surgimento dos Chatbots, as empresas de comércio eletrônico contavam com recursos manuais para interagir com seus clientes, o que representava uma dificuldade logística e também o risco de erro humano.

Inovação em Pagamentos no Varejo

A inovação nas funções de pagamento é normal para negócios online. A inovação contínua está fazendo com que as empresas transformem a maneira como operam. As estratégias de pagamento, particularmente no caso de empresas on-line, têm um impacto quantificável nas vendas dos comerciantes. Os pagamentos progrediram de um centro de custo necessário para uma função centralizada que agora é reconhecida como geradora de receita e lucro. Para garantir que sua experiência de compra permaneça a melhor da categoria, os comerciantes devem desenvolver e testar suas ofertas.

As empresas têm maximizado suas vendas com a ajuda da inovação em pagamentos. Houve um avanço na forma como o sistema de pagamento tradicional funciona. Agora, como tudo é online, as empresas não precisam gastar em viagens para pagar ou emprestar valores ou visitar a pessoa/empresa em tempo real. Os gateways de pagamento podem ser facilmente integrados a outros sistemas de comércio eletrônico, bem como para tornar a compra e venda conveniente e confiável.

Blockchain

Se você tivesse um sinônimo de segurança em finanças, seria chamado de blockchain. Sim, o blockchain foi desenvolvido com o objetivo principal de proteger dados financeiros de empresas e clientes. Blockchain é uma tecnologia relativamente nova que se refere a um tipo específico de banco de dados que é frequentemente usado para acompanhar transações, incluindo transferências de dinheiro, contratos e remessas.

A tecnologia Blockchain funciona como uma espécie de livro-razão público, armazenando informações em blocos que são então vinculados em sequência cronológica. Os dados são salvos na forma de um “bloco”, que é então “encadeado” ao bloco anterior. Todos os dados são carimbados, permanentes e abertos ao público, garantindo sua precisão e transparência. O Blockchain pode ajudá-lo a rastrear sua cadeia de suprimentos, gerenciar estoques, reduzir despesas e muito mais no comércio eletrônico.

Métodos de entrega mais rápidos

As empresas de software estão trabalhando consistentemente em uma tecnologia que lhes permitirá entregar coisas aos clientes usando drones. As entregas de drones ainda estão em fase experimental, mas espera-se que os desenvolvimentos técnicos superem em breve suas limitações. Então, os drones poderão transportar grandes cargas e percorrer distâncias maiores. A entrega mais rápida faz parte das operações diárias do comércio eletrônico.

As inovações da FinTech já melhoraram o comércio eletrônico, tornando todos os processos envolvidos nas compras online mais rápidos, fáceis e simples, além de torná-lo mais acessível em todo o mundo. Os países estão cooperando para fechar a lacuna entre eles, e as oportunidades de FinTech continuam a ter um bom impacto no comércio eletrônico global. Os avanços da indústria de fintech tornarão mais fácil para as empresas gerenciar as entregas, oferecendo ao mesmo tempo a satisfação do cliente.

Mercado Global

A Fintech ajudou o mercado global a tornar o setor de comércio eletrônico um sucesso. Os consumidores não precisam mais enfrentar restrições geográficas ao comprar produtos de diferentes países. Por muito tempo, a logística foi um problema, mas os pagamentos pela Internet em todas as regiões continuaram sendo um problema desafiador. Várias integrações com plataformas de terceiros permitiram que as empresas atendessem com sucesso as empresas com opções de pagamento sem esforço por empresas de tecnologia financeira.

Em seguida, tivemos a introdução de carteiras digitais para empresas e consumidores. Plataformas de pagamento e carteiras digitais como Amazon Pay, Google Pay e WhatsApp Pay transformaram os processos de pagamento, permitindo que os usuários comprem bens e serviços de todo o mundo no conforto de suas próprias casas. Essas plataformas tornaram serviços como reembolsos e pagamentos antecipados mais convenientes, aumentando a confiança do consumidor e do fornecedor.

Conclusão

Sendo assim podemos dizer que ambos são uma ótima combinação. As empresas estão se aventurando nesse mercado de fintech e, da mesma forma, as empresas de comércio eletrônico também estão tentando aproveitá-lo de forma mais eficiente. A jornada do comércio eletrônico tem sido extremamente progressiva e promissora e permitiu que todos pudessem ver e rastrear tudo o que encomendaram. Os pagamentos ficaram mais simples do que nunca. Tudo ficou mais simples com a integração da Fintech no eCommerce. Como empresa, você deve garantir que você aproveite ao máximo a inovação financeira para o seu negócio de comércio eletrônico.

Precisa de ajuda para aumentar seu lucro no seu E-commerce ou Loja Física?

Entre em contato, a nossa equipe de especialistas está a sua disposição para implementar, agilizar, inovar, humanizar, transformar a tecnologia do seu e-commerce e loja física.

Telefones

(11) 2307-2195

(11) 2306-0979

 

Horários de funcionamento

Seg. a Sex. - 09h00 às 18h00

Comercial

comercial@iopay.com.br

 

SAC

contato@iopay.com.br

 

Suporte (pagamentos online)

suporte@iopay.com.br

Anterior
Anterior

E-commerce: O que é In App Purchase ou Compras In-App?

Próximo
Próximo

A importância da Logística para e-commerce em 2022