Os Melhores Gateways de Pagamento para 2023

O que é um Gateway de Pagamento?

Um gateway de pagamento transmite com segurança os dados do cliente, incluindo informações bancárias ou detalhes do cartão de crédito, para o processador de pagamento.

Um gateway de pagamento retransmite com segurança informações bancárias ou de cartão de crédito de e para um processador de pagamento. É o equivalente virtual a um leitor de ponto de venda e é usado em transações online. 

As empresas que vendem produtos ou serviços, provavelmente, precisarão de um gateway de pagamento para proteger as transações entre elas e seus clientes e são uma parte importante da experiência de compra online no ecommerce ou aplicativo.

Veja abaixo alguns exemplos de Meios de Pagamento online e suas vantagens e desvantagens:

Gateway de Pagamento Pagseguro

PagSeguro é uma empresa UOL e está no mercado desde 2007.O PagSeguro é um sistema de meios de pagamentos e controle financeiro.

  • Uma das desvantagens é a tarifa cobrada após cada venda, além disso o suporte leva muito tempo para resolver um problema. Por exemplo, já houve casos de clientes que foram até a sede do pagseguro e não puderam resolver a situação e o problema se estende até os dias de hoje.

  • Outra desvantagem é que a cobrança só pode ser feita de brasileiros e não possui cobrança recorrente.

  • A URL de retorno é global. Isso significa que, se você possui mais de um produto, a página de retorno será sempre a mesma e para que você possa redefinir a URL por transação, deverá entrar em contato com o suporte através da API.

  • O atendimento é muito lento, além da dificuldade em entender o problema mesmo enviando um screencast. Por exemplo, tickets abertos podem demorar 2 semanas para serem respondidos.

  • O saque através do Pagseguro só pode ser feito 14 dias depois da realização do pagamento. Há outros problemas como o e-mail enviado ao vendedor sobre a confirmação da compra ser sempre incompleto.

  • O painel do comprador limita as buscas em 120 dias e não possui ambiente de testes. A análise do cartão de crédito é uma das coisas que mais demora, chegando a ser cancelada muitas vezes e, talvez, em uma nova tentativa, o mesmo cartão consiga ser aprovado.

Gateway de Pagamento Mercado Pago

O Mercado Pago é uma ferramenta do Mercado Livre que foi criada em 2003, sendo o método de pagamentos entre vendedor e comprador na plataforma. 

  • Uma vantagem, segundo colaboradores, se você usar o Mercado Livre em sua loja virtual, é que seus anúncios no ML ganham um pouco mais de visibilidade e um melhor posicionamento.

  • Possui péssimo atendimento, além de não ter um número de telefone para que os clientes possam contatar. A empresa possui uma política de atendimento exclusivamente pelo e-mail. Com isso, os clientes demoram para ter uma resposta que muitas vezes são enviadas de forma padronizada e “robótica”.

  • Uma das piores desvantagens do mercado Pago é a limitação de uso da conta. No caso do banco 24 horas, o máximo de saques por dia é de até mil reais e, se esse saque for realizado em lotérica, o limite cai para 500 reais.

  • Quanto aos gastos, o limite também é baixo. A movimentação financeira, incluindo saques, pagamentos (boleto), transações com o cartão não pode ultrapassar 3 mil reais.

Gateway de Pagamento Pagar.me

A Pagar.me é uma empresa Stone que foi criada em 2013 por jovens empreendedores para oferecer ferramentas para ajudar comerciantes a aceitarem pagamentos online.

  • Uma vantagem é a interface de pagamento que, segundo alguns usuários, é intuitiva para o cliente.

  • Cobrança por transação alta.

  • Cobrança por boleto muito alta. 

  • Baixo índice de aprovação.

  • Fornece somente API para integração.

  • Precificação elevada.

  • Bloqueio de saldo por 120 dias (em alguns casos sem dar o devido suporte ao cliente).

Gateway de Pagamento Paypal

O Paypal é um serviço de pagamentos e transferências de dinheiro, criado em 1998, com sede na Califórnia, Estados Unidos da América. Com a ferramenta, o usuário pode realizar ou pedir pagamentos e transferir dinheiro para qualquer país.

  • Uma das vantagens é que é fácil de criar a conta, com a grande vantagem da disponibilidade rápida do dinheiro pois tem a possibilidade do recebimento em 1 dia útil, mas as taxas são as mais altas do mercado, quase uma “sociedade”. A longo prazo, você pode fazer as contas de quanto pagou em taxas na Paypal; você verá que a empresa é quase que “sócia” do seu negócio.

  • Outra vantagem é que a Paypal oferece opção de recorrência no cartão de crédito do cliente com muita facilidade.

  • As desvantagens do PayPal são várias: uma delas se refere às tarifas que são as mais elevadas do mercado e também não tem muitas opções de pagamento entre elas, como o tradicional boleto bancário, por exemplo.

  • O ambiente de testes é confuso de configurar com as contas brasileiras. Além disso, os clientes brasileiros só podem ser cobrados em real por restrição do governo, fazendo com que a lógica de cobranças nacionais e internacionais sejam diferentes.

  • As taxas são mais altas que as dos concorrentes com relação aos valores baixos. Eles não consideram o vendedor como um parceiro, além de não funcionar direito em vários países. A Alemanha é um deles.

  • Os diversos serviços que são oferecidos nos EUA, não estão disponíveis no Brasil.

  • A desvantagem sobre as taxas é que o PayPal oferece alguns serviços gratuitos e pagos. 

  • Os titulares de contas pessoais não sofrem com taxas de transação, mas possuem limites e restrições sobre a quantia de dinheiro movimentado. Estas limitações não existem para empresas ou clientes premier, mas neste caso são cobradas taxas de transação que se podem tornar um grande fardo para pequenos vendedores.

  • O governo dos EUA tem regras rígidas que restringem o número de transações através do PayPal. Mesmo a mais leve suspeita leva ao bloqueio da conta, e a investigação e resolução da situação pode levar bastante tempo.

  • Outro problema é a falta de arbitragem exterior, pois se tiver uma disputa com o PayPal por acusações de fraude, conta bloqueada ou outro problema administrativo, há poucos recursos para resolver a questão.

  • O acesso corporativo à sua conta bancária é outra grande desvantagem, pois apesar de o PayPal funcionar como um “amortecedor” entre os clientes e as contas privadas, os seus termos de utilização lhe dão acesso às contas dos seus titulares. Por isso, o serviço pode deduzir os fundos da sua conta bancária sem a sua autorização.


Gateway de Pagamento Wirecard (antiga Moip)


A Moip foi criada em 2007 foi pioneira nas ferramentas de Checkout Transparente e Split de Pagamento. Em 2020, a Moip foi vendida para a Pagseguro e durante esse tempo manteve uma operação separada. Mas, a partir de 2022, elas se tornaram uma única empresa tendo as mesmas soluções mas também os mesmos problemas.

  • Uma vantagem da Wirecard (Moip) é o recebimento imediato; após a venda o valor  cai no saldo na plataforma, apesar do valor sofrer um desconto alto das taxas e tarifas, o saldo estará disponível para saque e transferências. Também é possível pagar boletos bancários.

  • Umas das principais desvantagens é o atendimento demorado e interface confusa.

  • Outro problema é quanto ao sistema de tarifa para cartão de crédito que é um dos mais altos, em relação aos concorrentes como o PayPal e o Bcash; outra reclamação recorrente dos clientes, empreendedores ou pagadores, é de que o atendimento ao cliente é muito demorado.

  • Outra desvantagem, é o recebimento de compras parcelados atrelado ao parcelamento do consumidor, por exemplo, se o cliente compra um produto de R$1.000,00 e divide em 10 parcelas, o lojista recebe R$100,00 por mês no lugar do valor total.

  • Isso faz com que esta opção não seja a melhor caso você prefira pagamentos imediatos. Além disso, os comerciantes reclamam das taxas. Assim, é recomendado procurar outras soluções no mercado.

Gateway de Pagamento Cielo

A Cielo foi fundada em 1995 pela Visanet Brasil, hoje é uma empresa privada com controle estatal, controlada pelo Banco do Brasil e também pelo Bradesco, a Cielo é uma sociedade anônima.

  • Uma vantagem da Cielo é que, por ser controlada por Bancos, ela aceita o maior número de bandeiras: ao todo, são mais de 80, somando as opções de débito, crédito e voucher.

  • Entre as desvantagens, podemos citar que, muitas vezes, é necessário contratar separadamente a gestão de riscos, pois não é função dos gateways controlar a possibilidade de fraudes.

  • As lojas virtuais precisam ter um convênio direto com as operadoras e bancos, e isso demora entre 30 a 60 dias para concluir, sendo que a homologação destes convênios pode levar mais 1 ou 2 semanas a mais deste prazo.

Gateway de Pagamento IOPAY

A IOPAY é uma fintech especializada em soluções em meios de pagamento on e offline. Fornecemos soluções de captura, processamento de transações e antecipação dos recebíveis para autônomos, pequenas, médias e grandes empresas.

Somos uma empresa jovem com uma mentalidade inovadora e buscamos entregar valor com preços justos, atendimento humanizado e serviços que entregam excelência e simplificação de processos.

  • Atendimento individual com seu Gerente de Conta

Nos outros meios de pagamento você é apenas mais um. A IOPAY acredita que cada cliente é especial e veio para mudar essa cultura do mercado tradicional. Na IOPAY, você tem um Gerente de Conta (Account Manager) exclusivo para você tirar suas dúvidas com agilidade que está sempre à disposição e uma equipe de suporte altamente qualificada para ajudar no que for preciso no menor tempo possível.

  • Segurança feita por especialistas em Cibersegurança

Todas as tecnologias da IOPAY são construídas sob as mais rigorosas regras da indústria de pagamentos, PCI DSS, mantendo você e seus clientes seguros o tempo todo.

  • Compliance PCI

Os módulos de pagamento da IOPAY estão em conformidade PCI-DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), a mais alta sofisticação em segurança com as rígidas normativas do setor de pagamentos em escala mundial.

  • Antifraude integrado

A IOPAY conta com todo o poder da inteligência artificial para analisar as transações e deixar o seu empreendimento longe de fraudes com cartão de forma totalmente transparente.

  • Checkout Transparente

A IOPAY tem o melhor Checkout Transparente do mercado, o mais “clean”, e o mais fácil de usar, o Checkout Transparente tem um recurso que permite que o consumidor finalize sua compra no próprio ambiente da loja virtual. Ele não transfere o usuário para o site do intermediador de pagamento através de uma nova aba, ou seja, o cliente permanece dentro do seu ecommerce durante todo o processo, o que transmite segurança e confiabilidade para que ele conclua sua venda confortavelmente.

  • Módulos para as principais plataformas de ecommerce

O módulo de pagamento da IOPAY foi criado para aumentar a conversão de vendas com o plugin para Checkout Transparente, que é instalado em minutos, faça o teste: https://iopay.com.br/pagamentos-online/modulos-de-pagamento-para-ecommerce

  • API

A API da IOPAY foi construída sob todas as regras e normativas da indústria de pagamentos e possui infraestrutura certificada PCI-DSS, garantindo, assim, o nível máximo de segurança da informação para você e para quem compra. As documentações da API foram feitas por desenvolvedores e para desenvolvedores. Completa, sem “rodeios” e de fácil entendimento para o integrador, para que o desenvolvedor ganhe mais tempo e dinheiro já no início de sua jornada com a IOPAY, veja a documentação: https://iopay.com.br/pagamentos-online/api

  • Taxas menores

A IOPAY tem uma das taxas mais competitivas do mercado de Meios de Pagamento online e offline, confira neste link as taxas: https://iopay.com.br/ofertas 

  • Plano Sem Antecipação

A liquidação das transações ocorre de acordo com o calendário das bandeiras de cartão (pagamento em 30 dias após a transação).

  • Antecipação do Parcelamento

No plano Antecipação do Parcelamento você vende on-line hoje e recebe o valor de todas as parcelas da venda em 30 dias e ainda conta com atendimento personalizado e conciliação facilitada.

  • Suporte feito por pessoas de verdade

Se você está cansado de entrar em contato com empresas onde você é atendido por robôs de atendimento ou tem um suporte que só te dá respostas prontas, a IOPAY é pra você, na IOPAY é diferente: você é atendido por pessoas de verdade e que se preocupam com a saúde do seu negócio.


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