Qual a importância do Ticket Médio e Controle Financeiro para E-commerce em 2022?
Entenda a relação entre o Ticket Médio e o Controle Financeiro
Quem administra um negócio precisa saber seu funcionamento. Isso envolve conhecer muitas variáveis e dados. Uma das informações mais importantes para traçar estratégias de negócios é o ticket médio.
Conhecer essa informação, seja qual for o tamanho da empresa, é essencial. Além de te ajudar a traçar estratégias, essa informação te ajudará no controle financeiro do seu negócio.
Muitas pessoas, no entanto, não entendem bem o que é, como usar e qual a importância do ticket médio. Pensando nisso, esse artigo irá simplificar esses conceitos, te ajudando a crescer em conhecimento e investir isso na saúde do seu negócio.
O que é o ticket médio?
De modo bastante direto é possível dizer que o ticket médio representa o valor médio que os clientes costumam gastar com o seu negócio. Pode parecer confuso, mas na verdade esse é um conceito bastante simples.
Se você tem um negócio, deve ganhar dinheiro vendendo produtos ou prestando serviços. Se você oferece vários ou alguns serviços ou produtos no seu negócio, eles podem ter preços diferentes.
Cada cliente consome um ou mais tipos de produtos que você oferece, resultando em pagamentos de valores diferentes. Nesse caso pode parecer difícil saber quanto uma pessoa costuma gastar quando procura o seu negócio.
Para resolver essa dificuldade, utiliza-se o conceito do ticket médio. Ele te fornecerá exatamente essa informação, isto é, o gasto médio das pessoas com a sua loja, produto ou serviço.
Como o ticket médio é calculado?
Assim como o conceito, o cálculo também é simples. Para fazê-lo, no entanto, você deve estar com as contas organizadas e conhecer bem o seu negócio. O cálculo será feito na forma de média simples, dividindo o faturamento do período pelo número de clientes.
Um exemplo prático:
Uma pizzaria recebe 200 clientes em uma semana e ao final tem um faturamento de R$5.000. Nesse caso o ticket médio dessa semana foi de R$25. Ou seja, pode-se dizer que, em média, cada cliente da pizzaria, nessa semana, gastou R$25,00 lá.
Esse é um exemplo simples e não é o modo ideal de fazer o cálculo de forma fiel. Para que seu cálculo do ticket médio seja fidedigno é preciso considerar um período maior, como 12 meses, se for possível.
Também é importante evitar considerar apenas períodos atípicos para o cálculo que vai te ajudar a definir estratégias de negócio. Por isso é preciso ter as contas da empresa em dia e conhecer o fluxo e sazonalidade da presença de clientes.
A importância para o controle financeiro
O ticket médio é um grande indicador de como está o consumo dos clientes. Conhecendo-o você poderá saber quanto de retorno está tendo das suas estratégias de propaganda, por exemplo.
Esse conhecimento te ajudará a direcionar melhor os recursos. Aumentar o valor do ticket médio é uma meta desejada por muitos, porque fazer o cliente gastar mais deve resultar em maiores lucros. Você jamais poderá pensar nisso se não tiver ideia do quanto a clientela gasta.
Portanto atente-se à importância desse indicador, organize suas contas e mãos à obra! Descubra qual é o ticket médio do seu negócio e comece a desenhar estratégias para aumentá-lo.
Precisa de tecnologia de pagamentos para seu E-commerce e Loja Física?
Entre em contato, a nossa equipe de especialistas está a sua disposição para implementar, agilizar, inovar, humanizar, transformar a tecnologia do seu e-commerce e loja física.
Telefones
(11) 2307-2195
(11) 2306-0979
Horários de funcionamento
Seg. a Sex. - 09h00 às 18h00
Comercial
SAC
Suporte (pagamentos online)