Prevenção de Fraude: boleto

Com o aumento das compras pela internet e pela alta nesse mercado, quem faz compras por e-commerce está sempre sujeito a cair em golpes e armadilhas de estelionatários. Com isso, se tornou mais preciso ter atenção a alguns itens básicos de segurança, para não se tornar vítima.

Conheça dicas para se proteger de um boleto falso

Com a pandemia as fraudes em boletos bancários cresceram cerca de 45% e, para evitar cair em um golpe como esse que pode te trazer grandes prejuízos financeiros, separamos algumas dicas para se proteger de um boleto falso.

  • Esteja atento aos dados do emissor.

  • Confirme o valor do boleto.

  • Se atente aos erros de português.

  • Opte pela leitura automática do código de barras.

  • Baixe o boleto no site oficial do credor.

  • Use redes seguras.

Esteja sempre atento aos dados do emissor.

Uma das dicas para se proteger de um boleto falso é sempre se atentar aos dados do boleto, como as informações do emissor. Confira dados como: Nome da empresa, CNPJ, data de vencimento e dados beneficiários.

Caso seja necessário, faça uma conferência com boletos anteriores para conferir se realmente corresponde aos dados.

Confirme o valor do boleto.

Conferir também se encaixa na lista de dicas para se proteger de um boleto falso. É comum que o boleto falsificado tenha um valor divergente do código de barras. Esteja atento também se o valor é divergente entre os boletos caso seja uma conta mensal.

Se atente aos erros de português.

Os erros de português podem ser um indício de que há algo errado com seu boleto. Dessa maneira, é importante sempre conferir os dados relacionados ao seu nome e o da empresa, além de algum erro em descrições dos serviços ou da conta de forma geral.

Opte pela leitura automática do código de barras.

O código de barras muitas vezes é inconsistente e um código numérico incompatível, evita com que o leitor automático identifique o boleto falsificado.  Até porque, o objetivo do estelionatário é induzir o consumidor a digitar o código do boleto falsificado para que o valor seja transferido direto para suas contas.

Baixe o boleto no site oficial do credor.

É comum que os golpistas criem páginas de lojas semelhantes às originais, e até mesmo enviem cobranças por email. Portanto, emite sempre uma cobrança pelo site oficial e é recomendável que você mesmo digite o site, em vez de colocar o nome da loja no google e acessar o primeiro link que aparecer.

Use redes seguras.

Usar wifi público pode dar mais chances de ter um ataque criminoso, eles conseguem hackear um roteador e interceptar uma transação financeira. Alterando documentos, boletos, e até redirecionando usuários para sites falsos. Dessa forma, quando for baixar algum boleto, opte por uma rede segura e que seja necessário o uso de senha para acessá-la ou então a rede móvel do celular.

Anterior
Anterior

Prevenção de Fraude: Cartão de crédito.