Prevenção de Fraude: Cartão de crédito.

Com a pandemia os casos de cartões de créditos fraudados se tornaram cada vez mais frequentes, e por meio disso, os fraudadores obtêm informações dos clientes e aplicam golpes. 

Com o aumento do uso do cartão de crédito, se tornou essencial tomar cuidado e adotar medidas de segurança para evitar fraudes e golpes.

Pensando nisso, separamos para você quais são os golpes e como você deve se prevenir a eles.

Tipos de Fraudes de Cartão de Crédito

Clonagem

Apesar de ser o golpe mais conhecido, ele vem se tornando menos comum por conta da tecnologia dos chips de cartão. Esse tipo de golpe gira em torno do criminoso copiar os dados do cartão e registrar esses dados em um outro cartão, desse modo ele consegue fazer compras em seu nome.

Por coletar dados, a técnica mais comum é usar o equipamento conhecido como ‘’Chupa cabra’’. Esse aparelho é colocado nos leitores de cartões, principalmente em caixas eletrônicos.

Confirmação de dados bancários

Esse golpe vem se tornando cada vez mais comum, ele é aplicado na maioria das vezes por ligações telefônicas ou mensagens. Nele, os criminosos fingem ser funcionários do banco ou da operadora de cartão de crédito e persuadem para enganar os consumidores até passar os dados do seu cartão.

Sites falsos (Phishing)

Tem como nome Phishing, termo em inglês para pescaria, no momento atual ele é o golpe mais popular e usado para roubos de dados. Como o nome já diz, esse golpe tenta simular uma isca para que a pessoa caia, ou seja, o criminoso cria um site falso muito parecido com sites de instituições financeiras reais, com isso os consumidores deixam dados do cartão e até senhas de contas bancárias.

O golpe não se limita apenas a instituições financeiras, ele engloba também sites com e-commerce com produtos falsos e até mesmo emails.

Troca de cartão

Diferente dos outros golpes abordados, esse golpe não acontece pela internet, mensagens ou por telefonemas, ele acontece na vida real. Ele ocorre no momento em que o consumidor passa o cartão de crédito em uma das maquininhas de cartão, o criminoso decora a senha e quando o consumidor se distrai ele troca o cartão por outro.

Como me proteger de um golpe do cartão de crédito?

Como você viu anteriormente, existem diversos golpes para roubo e clonagem de cartões. Agora, separamos para você algumas dicas para não se tornar vítima de nenhum desses golpes.

Dicas para se prevenir de golpes do cartão de crédito

Para isso, a seguir te elencamos uma lista de dicas para se precaver e não passar por situações como essas:

  • Análise sempre onde você insere seu cartão. 

  • Cuidado com maquininhas com visor queimado. 

  • Peça sempre sua via.

  • Nunca forneça dados do seu cartão de crédito a ninguém.

Certifique-se das medidas de segurança

Além da utilização da senha, os bancos vêm oferecendo novas medidas de segurança ao consumidor. Uma delas é a confirmação de compras por meio de notificação no aplicativo ou mensagens no celular. Desse modo, você receberá um aviso sempre que seu cartão for utilizado.

Acompanhe os gastos do seu cartão de crédito.

Como vimos anteriormente, alguns golpistas aproveitam um momento de desatenção para anotar informações do cartão de crédito. Fique atento à fatura do seu cartão de crédito, assim fica mais fácil de resolver o problema o quanto antes caso tenha uma utilização indevida. 

Antigamente você só tinha acesso à fatura do seu cartão quando chegava no final do mês o boleto, hoje através do site da sua instituição financeira ou por meio de aplicativo você consegue ter acesso a esses gastos.

Tenha cuidado com emails

Muitos golpistas encontram suas vítimas por e-mail, fique sempre atento a erros de português, falta de concordância e endereço eletrônico. De forma alguma passe dados do seu cartão ou senhas, caso desconfie tenha a iniciativa de ligar para a sua agência e perguntar se aqueles dados estão sendo realmente solicitados.

Fique atento às compras na internet.

A internet vem se tornando cada vez mais um dos meios preferidos por criminosos para aplicar golpes. Portanto, é essencial prestar atenção e conferir todos os detalhes quando for efetuar compras online. Mantenha sempre o antivírus atualizado e certifique- se de que está comprando em sites confiáveis.

Agora que você já sabe quais são os golpes e fraudes em cartões de créditos e como prevenir, basta você colocar tudo em prática e não se tornar vítima de estelionatários.

Próximo
Próximo

Prevenção de Fraude: boleto