Checklist: revolução em vendas online,10 passos para o aumento da performance

As vendas online vem crescendo cada vez mais no Brasil pela sua praticidade, agilidade e comodidade ao consumidor, tornando-se uma importante fonte de receita para diversas empresas, tanto as que atuam apenas pela internet quanto para aquelas que também possuem lojas físicas.

A verdade é que nos dias atuais, se seu negócio não está na internet, você está perdendo uma oportunidade de ouro para sua empresa crescer. Um exemplo disso é o impacto da pandemia do Covid-19 no mercado, onde muitas empresas fecharam suas portas e aquelas que estavam preparadas para vender online se destacaram e tiveram um aumento substancial em suas vendas.

Mas com o crescimento de 75% dos e-commerces no Brasil no ano de 2020, como se destacar e vender mais?

Ter um alto volume de vendas na internet não é uma tarefa fácil, porém, existem meios para conseguir esse crescimento e atingir seu objetivo mais rápido. Na matéria de hoje, iremos abordar 10 passos para o aumento da performance das suas vendas online.

Planejamento de vendas

Realizar um planejamento é importante para organizar e desenvolver o processo de vendas, seja pela definição de metas, marketing, prospecção de clientes e negociação de preços para aumentar as conversões e reduzir o ciclo de vendas, entre outras inúmeras estratégias possíveis.

Metas e objetivos

Ao realizar o planejamento para o aumento de vendas da sua empresa, é importante definir metas e objetivos que irão te guiar ao longo do ano. 

A meta ajuda sua empresa a ter uma métrica de resultados por colocar um alvo a ser atingido. Se uma pessoa está caminhando a esmo, sem direção, não é possível dizer se ela está indo muito rápido ou muito devagar, afinal, não se sabe para onde ela está indo, concorda? Já se esta pessoa está indo a um teatro localizado a 14km de distância, para uma peça que começa às 21h e já são 20h30, é bom ela se apressar, se quiser aproveitar 100% do entretenimento a que se propôs. É preciso saber para onde estamos indo e porquê.

Você pode classificar as metas como macro objetivos e micro objetivos.

Macro objetivos: Os objetivos maiores, de longo prazo, que sejam possíveis, realistas e condizentes com o mercado do seu negócio. Por exemplo, neste semestre, queremos aumentar em 50% a quantidade de vendas da empresa e criar e começar a comercializar 3 novos produtos.

Micro objetivos: Objetivos mais simples, aqueles que você possa realizar no cotidiano sem interferir na sua rotina. Um exemplo disso seria uma lista de atividades a serem cumpridas dentro de cada semana.

É comum que alguns empreendedores tenham as mesmas metas e objetivos para o crescimento da empresa, como:

  • Aumento de conversões de vendas

  • Aumento de receita

  • Aumento de número de produtos comprados por cliente

  • Aumento de ticket médio

  • Diminuição de custos

Lembre-se de definir estes tipos de metas com números e prazos, para que você obtenha métricas de sucesso eficientes.

Ainda sobre o tema de metas e objetivos, fique atento(a) à complexidade do planejamento definido, a complexificação normalmente leva à dificuldades operacionais e insucesso. Procure trabalhar buscando a simplicidade de modo geral, complexificando somente o que for estritamente necessário.

Definição de estratégias

Para compor seu planejamento de maneira eficiente e estratégica, é interessante criar estratégias que ajudem a performar de forma condizente com o resultado almejado. Para otimizar a estratégia, você pode responder a algumas perguntas como:

  • Qual sua segmentação no mercado? 

  • Qual o comportamento do consumidor típico desse segmento?

  • Qual seu diferencial no mercado?

  • Como usar o diferencial a seu favor?

  • Quais os produtos e serviços mais importantes da a empresa e como podemos deixá-los em evidência?

  • O que a empresa poderia fazer para fidelizar o cliente? 

  • Por quais canais de comunicação este tipo de consumidor costuma transitar?

  • Qual a capacidade produtiva da empresa?

  • É possível aumentar essa capacidade produtiva de alguma forma?

  • Quais esforços em comunicação e marketing estão sendo feitos?

  • De quanto dinheiro a empresa dispõe para investir em marketing?

  • É possível negociar com fornecedores para melhorar os custos com matéria-prima?

Quanto mais perguntas, mais soluções você poderá traçar e mais preparado estará para alcançar suas metas e objetivos.

Parece trabalhoso, mas vale muito a pena fazer este levantamento, pois a cada resposta você sentirá uma ampliação da visão sobre o negócio e como fazê-lo crescer mais rápido. 

Gerenciamento de crises

O mercado sempre irá te expor a situações de crise, é importante que você tenha um passo a passo estruturado para reduzir os danos causados por problemas que possam surgir, evitando que seu negócio seja prejudicado ou até mesmo feche. 

Basicamente, é bom ter as saídas definidas para cada ocasião. Se um cliente recebe um produto danificado, como o atendente deve agir? Qual o começo, meio e fim deste procedimento de troca de produtos? Ou quando o prazo de entrega já estiver vencido e a encomenda ainda não chegou para o consumidor, como vamos lidar com o estresse do cliente de uma maneira que o tranquilize?

Lembre-se sempre que o atendimento faz parte da venda, não basta convencer o cliente a comprar, é preciso tratá-lo da melhor forma possível em todos os pontos de contato com a sua empresa.

É essencial que as pessoas responsáveis pelo atendimento se comuniquem da melhor forma possível, com foco em soluções para deixar o cliente satisfeito. Mesmo quando ele estiver irritado, fazendo ameaças, ou algo do gênero, mantenha-se tranquilo e procure acalmá-lo, jamais responda agressivamente, isso pode ser tornar uma dor de cabeça muito maior, pois o cliente pode utilizar de redes sociais e seu ciclo social para difamar sua marca.

A boa gestão de crises transforma problemas em oportunidades, pois o cliente cujo problema é resolvido com eficiência tende a se tornar um fã da marca.

Qualidade de produtos

Oferecer um produto de qualidade é fundamental para a empresa se manter no mercado. Nesse sentido, é necessário desenvolver produtos atrativos, com matéria prima de qualidade e buscar eliminar potenciais defeitos, para que haja percepção de qualidade por parte do consumidor.

Além de aumentar as vendas do seu negócio, quando falamos de qualidade, ela também está relacionada à construção da identidade da sua empresa, pois você proporcionará uma experiência positiva ao seu público e irá reforçar a posição da marca no mercado, ganhando competitividade e fidelizando seu consumidor.

Lembrando que, ao adquirir produtos com defeitos, o consumidor tem direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CD). Se o produto apresentar problemas somente após o prazo de garantia, de acordo com a Lei Nº 8.018/1990, os fornecedores devem responder por falhas na qualidade ou quantidade que tornem produtos inadequados ao consumo ou diminuam o valor. 

Apesar de parecer simples vender um produto de qualidade,muitas empresas ainda pecam e cometem erros como:

  • Falta de controle de estoque;

  • Ausência de higienização apropriada no ambiente do estoque;

  • Produtos fora do padrão apresentado na comunicação da empresa;

  • Falta de controle de matéria-prima;

  • Falta de treinamento da logística para não danificar o produto na entrega;

Muitos desses erros podem ser resolvidos através da gestão da qualidade, pois ela proporciona uma análise mais firme e profunda, que permite identificar pontos de melhoria.

Precificação

Em vendas online é preciso dar uma atenção especial para o preço, uma vez que a internet é um ambiente no qual o consumidor pode pesquisar ativamente e comparar valores para um mesmo produto em diversos sites diferentes.

A precificação é, inclusive, um dos principais fatores que influenciam na decisão do cliente ao comprar pela internet.

Por isso, para ganhar competitividade e consequentemente gerar aumento na quantidade de vendas, pesquise da mesma forma que o seu cliente. Verifique os preços comumente encontrados na concorrência para os tipos de produtos que você vende e procure perceber a diferença que existe nos variados canais de comercialização existentes.

Lembre-se que a guerra de preços nem sempre é a chave que soluciona o problema. Você não precisa necessariamente ser o mais barato do mercado se houver algo de diferente na sua empresa que faça valer um preço um pouco mais alto. Existem muitas formas de se diferenciar, incluindo a velocidade da entrega, uma embalagem sofisticada que transmita mais valor, garantias, disponibilidade de atendimento e até mesmo a qualidade dos produtos vendidos em si.

O seu negócio pode se destacar também com a oferta de descontos especiais, como uma estratégia para trazer o cliente para a sua loja, que pode se tornar um comprador recorrente ao ser bem atendido.

Quando for pensar em descontos, procure identificar os produtos nos quais você tem maior margem de lucro, assim você tem mais espaço para negociar e oferecer um descontão que atraia a atenção do consumidor. Uma vez na sua loja virtual, o cliente que veio para comprar o produto com desconto pode se interessar por outros produtos e fazer uma boa compra.

Veja alguns tipos de descontos que você pode utilizar em sua estratégia:

  • Desconto por quantidade: neste modelo o cliente paga menos por unidade, quanto mais unidades ele compra.

  • Descontos relâmpago: são ofertas com tempo limitado, as quais só podem ser aproveitadas se o consumidor comprar rapidamente.

  • Descontos sazonais: é o caso da black friday, Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães, são aqueles descontos utilizados para aproveitar um momento de aumento natural de vendas no mercado.

  • Descontos em logística: o abatimento de frete em localidades próximas à sua empresa também é um grande impulsionador de vendas online.

Pense nos preços com minúcia e lembre-se: seu produto não é barato, nem caro, até que haja um comparativo, então, observe o mercado de perto e situe a sua oferta de maneira que faça sentido para o seu consumidor para que a venda aconteça!

Infraestrutura da Loja

É importante ter em mente o fato de que realizar vendas online não se resume a apenas ter um site, é preciso pensar nos aspectos que envolvem a interação do usuário com a infraestrutura da loja.

Veja alguns dos principais pontos que fazem toda a diferença na performance de suas vendas online neste sentido:

Velocidade de carregamento de páginas

O consumidor está cada vez mais exigente com relação à performance de sites na web no que tange à velocidade de carregamento de páginas. Isso se dá em função de diversos fatores como o ritmo acelerado de interação proporcionado pelas redes sociais, evolução das tecnologias dos fornecedores de internet, entre outros.

Os usuários têm cada vez menos paciência e você pode acabar perdendo a atenção deles se a sua loja virtual estiver muito lenta.

Segundo levantamento do Google, as páginas em dispositivos mobile levam em média 22 segundos para carregar, o que pode parecer um século se levarmos em consideração o fato de que 53% das pessoas abandonam páginas que levem mais de 3 segundos para completar seu carregamento.

Por isso, não deixe de conferir com o profissional de T.I. responsável pela administração da tecnologia do seu website sobre as possibilidades de otimização possíveis de serem feitas.

Para obter de forma prática alguns insights de melhorias, faça uma busca rápida do seu site no PageSpeed Insights, uma ferramenta criada pelo Google para ajudar desenvolvedores a aperfeiçoar páginas na web.

Atente-se a este ponto para não deixar de vender bons produtos e serviços por falta de agilidade do seu e-commerce.

Design de rápida assimilação e boa aparência

Ter uma boa apresentação na sua loja virtual parece um assunto um tanto quanto óbvio para conseguir vender mais, mas nem sempre é algo tão trivial assim.

Na internet, o que parece mais bonito, não necessariamente é o que é mais prático. É comum encontrar páginas com um design aparentemente belo, mas de difícil assimilação.

Vale muito a pena investir em um profissional especialista em UI (User Interface) e UX (User Experience) para modelar tanto a aparência, como também a sequência dos fatos no que diz respeito à interação do usuário com o seu site.

Como empresário(a), é essencial que você busque investir nos melhores recursos para o seu negócio e precisamos deixar a dica neste artigo: em vendas online a UI e UX fazem toda a diferença. Se a sua empresa não dispõe de equipe de T.I. para implementar melhorias neste sentido, é possível contratar um freelancer com um bom portfolio para desfrutar dos benefícios deste tipo de recurso para aumentar suas vendas pela internet.

Na IO Pay, por exemplo, as tecnologias de meios de pagamento são criadas com extrema minúcia, facilitando ao máximo a interação do consumidor com as páginas de pagamentos do seu site. Dessa forma, conseguimos proporcionar uma diminuição expressiva em abandonos de carrinhos, com uma experiência de uso e design que guiam o cliente ao longo do processo, fazendo da fase final da jornada de compra em sua loja virtual um momento confortável.

Qualidade de imagem

A imagem é um dos principais fatores de conversão de vendas na internet. Ela atrai o cliente ao produto no momento da compra, fazendo com que ele clique no produto para saber mais sobre. Por isso, é essencial que você tenha fotos de qualidade do seu produto em seu ecommerce.

De acordo com um estudo da The E-tailing Group, 75% dos usuários consideram imagens de qualidade um fator decisivo no momento da compra, ou seja, atrai o consumidor e converte vendas.

Imagine que você irá dar uma camiseta de presente para um colega, mas você ainda não sabe qual comprar. Para se decidir, você precisa verificar alguns aspectos como o preço e a cor, como você escolhe? Por meio das fotos, de preferência imagens que mostram os detalhes do produto e colocado em posições diferentes para você analisar, o site pode (ou não) influenciar bastante na sua decisão.

Se as fotos não são boas, você provavelmente não compraria, iria atrás de outro produto. Um site com fotos sem resolução não passa credibilidade, já que você não consegue visualizar a qualidade do produto.

Descritivo do produto

A falta de informação ao consumidor pode ser crucial para realização de uma venda, por isso é de extrema importância escrever um descritivo dos seus produtos com detalhes sobre seus recursos, características, indicações, utilizações e benefícios. 

A qualidade do texto pode estimular ou interromper a conversão, principalmente se não incluir as informações que o consumidor procura. 

Uma boa descrição de produtos para seu e-commerce precisa atender tópicos como:

  • Explicar a experiência física e emocional da utilização do produto

  • Atrair a atenção dos consumidores com os diferenciais do produto

  • Responder dúvidas comuns sobre o produto

  • Ser claro e preciso

Além de influenciar em suas vendas, boas descrições também são importantes para atender aos padrões de SEO, que determinam como uma loja irá se posicionar em sites de busca como o Google. Ou seja, quanto melhor for a descrição, você também tem mais chances de novos clientes encontrarem sua loja na internet.

Divulgação

Com a alta competitividade, investir em comunicação e relacionamento é essencial para se destacar no mercado e consequentemente realizar mais vendas. Hoje a internet possui diferentes lugares para divulgar sua loja de diversas formas, para um público específico. 

Cada um desses meios possuem o seu propósito e público, você pode trabalhar esses canais em conjunto para alcançar seus objetivos de vendas.

Mas como eu começo a realizar as divulgações?

Redes Sociais

Podemos dizer que as mídias sociais se tornaram o ambiente perfeito para divulgação, já que une milhares de usuários e possíveis consumidores. Usá-las como canal de propaganda pode oferecer muitas vantagens como:

  • Proximidade com seu público

  • Geração de tráfego

  • Baixo custo

  • Resultados rápidos

  • Expansão de alcance

  • Flexibilidade de investimentos

  • Segmentação de público alvo

  • Mensuração de resultados

É sempre bom lembrar que apesar de ser uma ferramenta importante, as divulgações nas redes sociais não devem ser invasivas, já que as pessoas não as utilizam para efetuar compras e sim para interagirem e se entreter, por isso ofereça conteúdos que chamem atenção por sua relevância.

Google

O Google se tornou a maior vitrine de negócios online do mundo, isso porque as pessoas tendem a recorrer ao buscador para encontrar o que precisam, seja uma loja de roupas perto de casa, um restaurante especial, ou informações do cotidiano, por exemplo. 

Pensando nisso, o Google disponibiliza ferramentas para o empreendedor, como o ‘’Google meu negócio’’ que tem como intuito impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa nas páginas de pesquisas e Google Maps, fazendo com que seus potenciais clientes tenham um acesso mais rápido sobre as ideias da sua empresa. Proporcionando vantagens como:

  • Destaque da sua empresa

  • Aumento de tráfego

  • Maior confiabilidade

  • Interação com o público

  • Aumentar o alcance da sua empresa

  • Aumentar a conversão de vendas

  • Aumento de cliques

Digamos que você possui uma Loja de roupas e um possível cliente está próximo e ao entrar no Google, pesquisa: Camisetas roxas. Certamente o Google meu negócio ajudará para que seu comércio seja encontrado.

Para criar sua conta, basta acessar o (link) e fazer seu cadastro gratuitamente.

Outra ferramenta que o Google também oferece é o Google Ads, uma plataforma de publicidade que permite anunciar serviços e produtos no site de pesquisa e também em displays espalhados por milhões de páginas na web. Nele você pode realizar campanhas e anúncios e monitorar os resultados, podendo também receber ajuda de especialistas de marketing no próprio site. Ele também permite que o empreendedor anuncie em plataformas parceiras, como o Youtube, o segundo maior buscador depois do Google

É essencial que tenha em mente seus objetivos antes de iniciar uma campanha. Você pode personalizá-la para levar as pessoas ao seu site, conseguir visitantes para o seu comércio ou receber ligações, por exemplo.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital que, apesar de não ser um método que faz promoção direta do seu negócio, atrai o consumidor ao proporcionar soluções aos seus problemas de maneira educativa. A ideia é publicar informações interessantes ao seu público, que façam parte do ecossistema dele, seja por textos, vídeos, ebooks, infográficos ou posts em redes sociais. 

Com o objetivo de gerar valor para seu consumidor, a estratégia atende à intenção de busca do usuário e transforma o processo de compra em algo natural, ao tomar conhecimento da sua marca. 

Atendimento

Nos dias de hoje, é essencial investir no bom relacionamento para alcançar metas, objetivos e ter performance no mercado, não se pode mais apenas oferecer produtos ou serviços para os clientes e tratá-los apenas como mais um número de vendas.

Quando se consegue estabelecer uma comunicação e criar um relacionamento significativo com seu consumidor, o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca. Afinal, quem não gosta de um bom atendimento?

Apesar disso, muitas empresas falham em diversos fatores quando o assunto é relacionamento. Má recepção, atendimento ruim, lentidão e atrasos são alguns dos exemplos que fazem com que o consumidor saia da sua empresa.

Veja a seguir algumas vantagens em ter um bom relacionamento com o cliente:

  • Fidelização: Ao criar um bom relacionamento com o seu cliente, você gera  um laço de confiança com ele. Desse modo, ele sempre lhe dará prioridade no mercado, além de oferecer um marketing orgânico, quando indica seus serviços e produtos para familiares, amigos e parceiros de trabalho.

  • Otimização da solução de problemas: Ao ter um relacionamento mais próximo com seus clientes, é possível reconhecer antecipadamente os possíveis problemas e dessa forma oferecer soluções antes que o problema cause algum tipo de insatisfação.

  • Aumento de faturamento: Ao conhecer o comportamento e necessidades do cliente, se torna mais fácil propor soluções que o atendam. Desse modo é possível ofertar novas oportunidades de negócio.

  • Geração de Insights: Conhecer o que agrada o seu cliente pode gerar insights poderosos para que você aperfeiçoe seus produtos e otimize seus serviços.

O bom atendimento é também um propulsor de vendas, inclusive, é um dos melhores mecanismos que contribuem para esta finalidade.

Meios de pagamento

Os meios de pagamento utilizados em seu e-commerce são um dos principais pontos de atenção para obter melhores resultados em vendas e também otimizar a lucratividade do seu negócio.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ve Interactive, 83% dos consumidores abandonam seus carrinhos na última etapa da compra. Isso decorre, da falta de opções de pagamento e da complexidade da interface na finalização do pedido, tornando-se um grande problema ao empreendedor pela perda de vendas, clientes em potencial e consequentemente, deixar de ganhar muito dinheiro.

Com os meios de pagamento da IO Pay, esse problema se torna uma oportunidade por oferecer uma interface de pagamento intuitiva, criada para trabalhar como guia para o consumidor e por oferecer opções de pagamentos como crédito à vista, crédito parcelado, boleto registrado e PIX (em breve). 

Os meios de pagamento online da IO possuem as melhores taxas, permitindo que você aumente sua margem de lucro com o mesmo fluxo de vendas que tem atualmente. Além de que, você também pode personalizá-las de acordo com a identidade visual da sua marca, passando uma confiabilidade ao seu consumidor.

A IO Pay oferece diversas opções de captura de venda pela internet para você implementar na sua empresa, com excelência no atendimento e custos que ajudam a impulsionar suas vendas. 

Veja agora algumas modalidades de integração disponíveis na IO Pay:

Botão de pagamento

É uma mobilidade de integração que permite receber pagamentos através de boleto registrado, cartão de crédito à vista, cartão de crédito parcelado e Pix (em breve). Ela pode ser integrada e utilizada em sites estáticos e dinâmicos, landing pages ou sistemas web.

API de pagamentos

A API de pagamentos da IO é um serviço online que permite que sites dinâmicos de qualquer porte, sistemas e plataformas web, aplicativos iOS e Android, Softwares de PDV ou qualquer outro tipo de plataforma ou tecnologia baseada em web, seja integrado e possa processar pagamentos na modalidade de cartão de crédito, boleto e pix (em breve).

Checkout e Checkout Transparente

O Checkout transparente é um recurso que permite que o consumidor finalize sua compra no próprio ambiente da loja virtual. Ele não transfere o usuário para o site do intermediador de pagamento através de uma nova aba, ou seja, o cliente permanece dentro do seu e-commerce durante todo o processo, o que transmite segurança e confiabilidade para que ele conclua sua venda confortavelmente.

Link de pagamento

Com o link de pagamento da IO, você vende sem depender de maquininha ou loja virtual, e oferece modalidades como boleto, crédito, crédito à vista, crédito parcelado e Pix (em breve.)

Antifraude com seguro da IO

Sabemos que os chargebacks podem causar dor de cabeça ao empreendedor, por isso na IO ao contratar os serviços de meios de pagamento online você também pode pode solicitar a inclusão de seguro contra chargebacks, utilizando o serviço de antifraude para se proteger.

Logística

A logística para o ecommerce é uma das etapas que não podem ter imprudências pela sua importância, pois se não for bem escolhida pode fazer com que você perca sua venda. Nas vendas virtuais, é essencial conferir que sua logística cumpre as seguintes tarefas:

  • Conferência de qualidade de produtos

  • Estoque de produtos

  • Envio de produtos para preparação do pedido

  • Empacotamento correto

  • Envio rápido

  • Valores coerentes 

  • Rastreamento de envios

  • Controle de entrega

É essencial evitar atrasos no prazo de entrega, pois isso pode gerar perda de clientes. 

Digamos que seu consumidor comprou um de seus produtos para presentear um colega, porém a entrega só aconteceu depois de uma semana depois do previsto, o cliente não ficará satisfeito com a logística do seu negócio e não irá mais adquirir seus produtos. 

Esteja atento que o sistema de gestão do seu e-commerce esteja integrado com um bom sistema de operação logística, sendo capaz de integrar o estoque físico com o virtual, para facilitar suas operações.m valor grande.

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