Como identificar seu público alvo

Quando se abre uma empresa, é essencial definir o público alvo. Desse modo, você pode entender quais são as necessidades de seus clientes e criar soluções que possam ajudar a atingir seus objetivos.

O que é público alvo?

O público alvo é um público de possíveis consumidores, eles possuem características semelhantes e estão dispostos a consumir os serviços que sua empresa oferece.

Normalmente, ele é definido através de pesquisas de modo que você consiga ter acesso a informações como idade, gênero e preferências. Quanto mais informações você tiver, melhor para definir estratégias para abordá-lo.

Quais informações definem seu público alvo?

O público alvo pode ser segmentado por:

  • Geografia - Cidade, estado e país

  • Demografia - idade, sexo, renda, ocupação, educação e etc..

  • Psicografia - Classe social, estilo de vida e personalidade

  • Comportamental - Conhecimento, sentimentos e atitudes em relação ao seus serviços.

Qual a diferença entre público alvo e persona?

Apesar da semelhança em alguns pontos, o público alvo e a persona não são iguais.

O público alvo é um público de clientes em potencial, onde não entra em detalhes específicos. Já a persona, é um perfil exato do seu cliente, onde aborda aspectos além da classe social, como localização, comportamento, desafios, problemas. Ou seja, a persona possui um maior detalhamento do que o público-alvo.

Como definir o público alvo?

Agora que você já sabe o que é o público alvo e como distingui-lo da persona, separamos algumas dicas para você defini-los.

Pesquise o mercado

Estudar o mercado é essencial para ajudar a visualizar as oportunidades e as opções que seu público alvo tem acesso. É essencial nessa pesquisa olhar para a concorrência não só como empreendedor, mas também como cliente. Você pode realizar experiências de compras e estudar os pontos fracos e fortes para aprimoramento.

Quais informações deve-se coletar nessa pesquisa?

  • Serviços do cliente: O consumidor está satisfeito com eles?

  • Preço: Que valor foi dado ao serviço/produto? Você pode oferecer por um preço melhor?

  • Redes Sociais: Eles acompanham as mídias sociais? Qual comportamento deles?

  • Soluções de problemas: O que você pode oferecer de diferente para solucionar as necessidades do consumidor?

Avalie sua base de clientes.

Analisar sua base de clientes atuais, pode ajudar muito no processo para prospectar novos consumidores, pois você já possui as informações de como eles interagem com seu produto ou serviço. Isso irá te ajudar a dividir seu grupo em diferentes segmentos, e separadamente suas análises lhe darão uma visão mais ampla como base

Identifique as necessidades do seu consumidor

Compreender as necessidades do cliente é necessário para criar e oferecer suas soluções, de modo que o ajude a realizar seus objetivos.

Seu negócio depende de seus clientes, então de certa forma os problemas dele são seus também.

Agora que você sabe como identificar seu público alvo e qual sua importância, pode colocar em prática no seu negócio. 

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