Fidelização de Clientes: Como dar desconto ao cliente de forma justa.
Fidelização de Clientes: Como dar desconto ao cliente de forma estratégica
O desconto é uma das estratégias de vendas mais eficientes, ele atua como um gatilho que leva o consumidor a tomar a decisão de compra. Entre as fases de tomada de consciência do seu produto, criação de interesse e desejo, o desconto atua como uma ferramenta para impulsionar a ação, ao dar um “empurrãozinho” para que o cliente decida comprar.
Afinal, quem não gosta de pagar um preço baixo em um produto de qualidade?
Entretanto, antes de adotar a estratégia de desconto é importante realizar um planejamento para ter controle e não tornar algo que era positivo em negativo, trazendo prejuízos ao seu negócio. Na matéria de hoje vamos tirar suas dúvidas sobre como dar desconto ao cliente de forma estratégica.
Como traçar uma estratégia para dar desconto ao cliente?
Para criar uma estratégia que gere resultados positivos, é necessário trabalhar em torno de três pontos: seu negócio, seu consumidor e sua comunicação.
Conhecer todos os detalhes do seu negócio é imprescindível quando você precisa traçar qualquer estratégia para o seu negócio, e com base nisso é preciso definir e entender aspectos como: seu produto, seu mercado, fluxo de caixa, seus objetivos e sua concorrência.
Saber qual é o seu consumidor, é necessário para saber como lidar com ele, pois existem diversas situações em que você vai vivenciar. É normal seu cliente pedir desconto quando supõe que o valor dado não corresponde ao produto, ou em alguns casos quando não possui dinheiro suficiente, ou quer sentir que se saiu bem em uma negociação.
Por fim, uma boa comunicação entre você e o seu cliente é a chave para muitas dúvidas, até porque, uma mudança repentina de preços pode gerar algum questionamento à qualidade do produto, passar essa confiança e credibilidade são essenciais para se vender.
Estratégias de desconto mais comuns
Cupom de desconto
O cupom de desconto é um código especial disponibilizado por lojas para dar descontos extras. Eles são gerados com uma quantidade controlada para atingir o objetivo traçado.
Pagamento a vista
Oferecer descontos aos clientes que efetuem pagamento à vista, é uma forma de compensá-lo. Para calcular quanto dar de desconto à vista, é necessário considerar quantos consumidores procuram por essa bonificação e se podem fixar um valor para ser consistente em todos os casos.
Cartão Fidelidade
O cartão fidelidade está entre as grandes estratégias, o intuito é oferecer vantagens aos clientes que consomem mais a sua marca, ou até mesmo atrair uma nova clientela por seus benefícios e praticidades que sua empresa oferece ao longo de sua jornada de compras.
Desconto por quantidade
O método de desconto por quantidade serve como um incentivo ao cliente. O conceito é dar desconto quando estiver efetuando uma compra com uma grande quantidade de produtos ou até mesmo uma compra com um valor grande.