Por que é importante ter um bom relacionamento com seu cliente?

Nos dias de hoje, é essencial investir no bom relacionamento para alcançar metas, objetivos e ter performance no mercado, não se pode mais apenas oferecer produtos ou serviços para os clientes e tratá-los apenas como mais um número de vendas.

Quando se consegue estabelecer uma comunicação e criar um relacionamento significativo com seu consumidor, o cliente se torna leal e passa a promover o produto e a marca. Afinal, quem não gosta de um bom atendimento?

Apesar disso, muitas empresas falham em diversos fatores quando o assunto é relacionamento com o cliente. Má recepção, atendimento ruim, lentidão e atrasos são alguns dos exemplos que fazem com que o consumidor saia da sua empresa.

Veja algumas vantagens de se ter um bom relacionamento com o cliente


  • Fidelização: Ao criar um bom relacionamento com o seu cliente, você gera  um laço de confiança com ele. Desse modo, ele sempre lhe dará prioridade no mercado, além de oferecer um marketing orgânico, quando indica seus serviços e produtos para familiares, amigos e parceiros de trabalho.

  • Otimização da solução de problemas: Por ter um relacionamento mais próximo com seus clientes, é possível reconhecer antecipadamente os possíveis problemas e dessa forma oferecer soluções antes que o problema cause algum tipo de insatisfação.

  • Aumento de faturamento: Ao conhecer o comportamento e necessidades do cliente, se torna mais fácil propor soluções que o atendam. Desse modo é possível ofertar novas oportunidades de negócio.

  • Geração de Insights: Conhecer o que agrada o seu cliente pode gerar insights poderosos para que você aperfeiçoe seus produtos e otimize seus serviços.

Dicas para criar um relacionamento melhor com seus clientes.

O bom atendimento é também um propulsor de vendas, inclusive, é um dos melhores mecanismos que contribuem para esta finalidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você alcance este objetivo e fique com o relacionamento em dia.

Seja simpático(a)

Apesar de parecer simples, é necessário ressaltar esse item. Na hora de se relacionar, você deve pensar no cliente e não somente na venda que o seu negócio pode fechar. Pense em como conquistar o cliente, seja simpático e agradável, trabalhe a forma de se comunicar, não deixe seu atendimento transmitir a sensação de que você ou seu atendente está desanimado, ou sem paciência. É importante saber ouvir o cliente e atender às suas necessidades. Jamais seja reativo(a), mesmo que o cliente faça algo que te deixe irritado(a), faça do momento de insatisfação, uma oportunidade para mostrar ao seu consumidor que você está lá para ajudá-lo e agregar valor à vida dele.

Transmita confiança

Confiança é a base de qualquer negócio. Ao investir no relacionamento com seu cliente, mostre o quão ele é importante para você e para sua empresa. É através do reconhecimento da atenção e cuidado empregados no atendimento que o cliente cria um laço firme e duradouro de confiança. 

Atente-se ao feedback

Em qualquer tipo de relacionamento é necessário escutar com atenção o feedback do consumidor. Ele é o medidor de qualidade da sua empresa, mesmo que receba uma informação negativa você deve usar como estímulo para melhoria, fazendo da desavença, uma oportunidade de crescimento.

A definição de um processo de atendimento e seus benefícios

Além das dicas que já demos ao longo desta leitura, você também pode trabalhar o relacionamento com um passo a passo de atendimento bem definido. Quando o atendente sabe bem o começo, meio e fim de um atendimento ou suporte, a conversa fica mais fluida. Se você trabalha com um produto ou serviço que tende a gerar solicitações de suporte, crie seu próprio manual para esta finalidade, com uma previsão de todas as situações conhecidas e quando aparecer algo novo, inclua no material também. Assim você mantém todos os colaboradores do seu negócio sempre na mesma página e dá escalabilidade para o seu time de atendimento. 

A mesma coisa vale para o atendimento comercial, pergunte-se “Quais são os estágios do meu público entre o primeiro contato e o fechamento de uma venda?”, procure delinear esse passo a passo para que o(a) vendedor(a) tenha sempre um norte na hora de vender. Assim o processo ganha agilidade, economizando o tempo do cliente e transmitindo autoridade e profissionalismo para o seu público.

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