B2E: Loja no Backoffice, Club de benefícios ou E-commerce interno, vendas para colaboradores
Vendas para Colaboradores: Loja dentro do Backoffice
Não há nada mais importante para uma empresa do que seus colaboradores. Eles são responsáveis por descobrir as necessidades dos clientes, trazer novas ideias e gerar resultados surpreendentes. Portanto, não é exagero dizer que uma organização que não valoriza seus colaboradores não tem futuro . E a melhor forma de fazer isso é implementar o modelo Business to Employee (B2E) . Mas o que é B2E?
Você já ouviu falar desse conceito? Para ajudar você a entender o assunto, reunimos neste post tudo o que há de mais importante sobre B2E, desde o que é até as principais aplicações. Continue lendo !
O que é B2E?
Business to Employee é uma abordagem de negócios onde o foco está nos colaboradores . Funciona como os modelos Business to Business (B2B) e Business to Client (B2C), mas ao invés de ações voltadas para outras empresas ou para o cliente final, a estratégia visa contemplar os próprios colaboradores da empresa.
O principal objetivo do modelo B2E é aumentar a atratividade e retenção de talentos da empresa, por meio de táticas de recrutamento, planos de benefícios e outras estratégias.
Dessa forma, é possível facilitar o dia a dia da equipe e aumentar sua qualidade de vida, o que gera mais engajamento, motivação e produtividade .
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Como implementar o Business to Employee?
O modelo B2E envolve tudo o que a empresa faz para atrair e reter colaboradores. O termo costuma ser usado para se referir a duas iniciativas específicas: o portal B2E e os canais internos de vendas . Confira mais detalhes sobre cada um abaixo.
1- Portal B2E
O portal B2E é uma homepage personalizada exibida no navegador de todos os colaboradores da empresa. O termo é muitas vezes considerado sinônimo de intranet , mas existem algumas diferenças entre os dois conceitos.
A Intranet é uma área logada com foco na empresa . Funciona como uma camada de segurança extra para proteger dados de negócios importantes, como informações de quadro de horários sobre projetos.
O portal B2E tem foco nos colaboradores . Seus recursos incluem as ferramentas oferecidas pela intranet, mas vão além.
Esse tipo de sistema permite que os funcionários se comuniquem e colaborem com seus colegas, acessem treinamentos, serviços de viagens, notícias do mercado e até plataformas de e-commerce.
Além disso, o portal B2E permite customização e personalização para melhor atender às necessidades individuais de cada colaborador.
Importância da experiência do colaborador
Um portal Business to Employee impacta diretamente em um aspecto essencial da rotina da empresa: a experiência do colaborador . A importância de entregar um sistema eficiente e intuitivo é muitas vezes negligenciada pelas empresas, o que culmina em um sentimento de insatisfação e desmotivação da equipe.
Imagine que você, como cliente, está fazendo uma pesquisa no site de uma loja. Se a interface for ruim, lenta e confusa, você provavelmente sairá e procurará um concorrente, certo?
Agora, pense na mesma situação no dia a dia de uma empresa. Se a página interna para colaboradores for de baixa qualidade, eles não poderão procurar outra alternativa . Eles terão que se contentar com uma plataforma insuficiente, que em nada contribui para a rotina e não atende às suas necessidades.
Isso gera, aos poucos, um grande descontentamento entre os colaboradores , além de travar processos internos e prejudicar a produtividade. Portanto, pode-se dizer que a experiência do usuário interno é tão ou mais importante que a experiência do usuário externo .
Com os devidos cuidados, é possível criar um portal B2E eficiente para todos os colaboradores, aumentando o engajamento da equipe e o senso de comunidade na organização.
2- Canais de vendas internos
Outra utilização frequente do modelo B2E diz respeito aos canais internos de vendas . Nesse modelo, os colaboradores podem adquirir os produtos da empresa em condições especiais, com preços mais baixos, recompensas exclusivas e formas de pagamento diferenciadas .
Esse marketplace exclusivo deve ser planejado em parceria com o RH, sendo oferecido como benefício aos colaboradores.
Para que o efeito seja positivo, as vantagens devem ser generosas, com bons descontos, facilidade de pagamento e brindes. Dessa forma, o colaborador se sente valorizado e se torna mais engajado, o que ajuda a reduzir a rotatividade .
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Vantagens de vender para os próprios colaboradores
Além de representar um benefício para os colaboradores , o canal de vendas B2E traz diversas vantagens para a organização.
A maior delas é a possibilidade de coletar dados para realizar campanhas externas posteriormente. Ao analisar os compradores internos, a empresa obtém informações valiosas sobre faixa etária, gênero e hábitos dos consumidores de cada produto . Isso facilita a criação de campanhas direcionadas e aumenta o volume e a qualidade das vendas .
O fato de todos os compradores estarem reunidos em um só lugar é outra vantagem importante. Com isso, é possível ir além do ambiente online para alavancar as vendas, utilizando o espaço interno para incentivar ações e campanhas .
Há também a oportunidade de oferecer o desconto em folha de pagamento como opção de pagamento. Isso reduz o risco de fraude e inadimplência , pois o pagamento é garantido.
No entanto, embora seja vantajoso, este não deve ser o único meio de pagamento oferecido aos empregados. Isso prejudicaria a liberdade de escolha e tornaria a experiência de compra limitada.
Em vez disso, dê mais incentivos para os colaboradores que fizerem compras com pagamento direto em folha de pagamento: descontos maiores, parcelamento em mais vezes ou unidades extras do produto adquirido, entre outras alternativas.
Chegamos ao fim em nosso artigo sobre o que é B2E. Agora que você já conhece o conceito, que tal colocar em prática o que aprendeu?
Combine os diversos usos do modelo business to employee (B2E) e implemente ações poderosas com foco nos colaboradores da sua empresa! Assim, com certeza você terá uma equipe muito mais engajada e produtiva no dia a dia.
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