D2C: Direct Consumer o novo modelo de vendas e logística para o E-commerce

 

Da Fábrica direto para o Consumidor

Vender pela internet se tornou uma realidade, e com isso surgiu um novo jeito de vender: o D2C. No texto a seguir iremos contar mais sobre o novo modelo de negócio que vem chamando a atenção.



Afinal, o que é D2C?

Em primeiro lugar, precisamos explicar o que é modelo de negócio denominado D2C. O termo veio do inglês e traduzido significa Direto Ao Consumidor. Portanto, de forma simples, o modelo de negócio é baseado na compra de produtos direto da fábrica.

Algumas empresas trabalham seguindo o chamado B2B, onde a indústria vende seus produtos para as empresas. Contudo, já essas empresas revendem esses produtos para o consumidor final.

Porém, o modelo D2C visa eliminar o intermédio de empresas, e os consumidores compram direto da indústria.



Novos clientes

Um dos principais pontos positivos do D2C é que novos clientes irão comprar seus produtos. Pois, sua fábrica poderá manter os outros modelos de negócios como B2B. Dessa forma, o D2C seria apenas uma nova forma de vender, o que com certeza atrai novos clientes.

Contudo, antes de iniciar o D2C é preciso deixar os clientes antigos cientes dessa mudança. Pois, de certa forma, a fábrica passou a ser uma concorrente das empresas que faziam parte do B2B.

Porém, sua fábrica não precisa da autorização dessas empresas, apenas comunicá-las sobre a mudança.

Além disso, novas áreas precisarão fazer parte da empresa.



Novos setores

Outro ponto importante e que merece atenção é sobre a criação de uma loja virtual. O processo em si, de criar um site para sua loja virtual é bem simples. Porém, surge com ele um problema um tanto complicado de ser resolvido.

Pois, não é preciso apenas criar um site para começar a vender pela internet. Assim sendo, será preciso contratar novos membros para a equipe.

Estes, por sua vez, farão parte de novos setores na empresa. Então, setores novos farão parte da empresa, tais como Marketing e Logística.

Ambos fazem parte dos negócios virtuais, e quando sua indústria for para o modelo de negócio baseado em D2C precisará deles.

O marketing diz respeito às funções de anúncios e divulgação da marca. Entretanto, a logística já representa o processo de envio dos produtos para o consumidor final.



Cuidados ao aderir ao D2C

Afinal, o D2C é uma forma eficiente de ganhar novos clientes e vender ainda mais. Porém, como em todos os setores do mundo dos negócios, existem alguns cuidados na hora de aderir ao D2C.

Em primeiro lugar, o controle do estoque precisa ser ainda mais rígido. Pois, além do consumidor final, sua empresa também vende para as outras empresas, que trabalham com o B2B.

Logo, adicione à lista de exigências formas de controlar melhor o estoque, para não ocorrer nenhum problema na hora de enviar os produtos.

Além disso, também é necessário dar atenção à parte burocrática do processo.

Com uma boa equipe jurídica, faça uma revisão em todos os contratos firmados com as empresas que usavam o B2B. Dessa forma, caso alguma cláusula o impeça de vender seus produtos de forma direta, será possível realizar uma alteração. Portanto, sem gerar prejuízos para a empresa.

D2C veio para ficar, e as grandes empresas já estão aderindo ao modelo de negócio!

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