Last Mile: O que é? E qual a sua importância para o E-commerce?
Logística de Last Mile e crescimento do comércio eletrônico
A forte explosão no comércio eletrônico trouxe consigo uma mudança no gerenciamento de transporte e na análise da cadeia de suprimentos. Os consumidores estão exigindo mais confiabilidade e eficiência de suas empresas, solicitando entregas no mesmo dia e rastreamento de pacotes em trânsito. Essa demanda do consumidor de comércio eletrônico, por sua vez, mudou o cenário da logística de Last Mile para os departamentos de logística.
Entendendo a logística da Last Mile
Logística de Last Mile é o termo usado no planejamento de transporte para descrever a fase da cadeia de suprimentos que move as unidades de um hub de transporte até o destino final (geralmente o consumidor).
Basicamente, é a última etapa da viagem de envio. As mercadorias já foram trazidas para o local de armazenamento final, de onde serão retiradas e embaladas diretamente na porta do cliente.
A logística de Last Mile é um negócio enorme e uma parte crítica da gestão das empresas de transporte. A ATKearney revelou que, em 2016, as empresas gastaram entre US$ 55 e US$ 65 bilhões em coleta, embalagem e entrega de Last Mile. Na verdade, a McKinsey and Co informou que 50% das entregas domésticas de US$ 35 bilhões da UPS nos EUA são diretas ao cliente para pedidos de comércio eletrônico.
A relação entre a logística da Last Mile e o comércio eletrônico
O mercado de comércio eletrônico está atualmente em US$ 370 bilhões, de acordo com a Forrester. As vendas de comércio eletrônico representam aproximadamente 8,5% do total de vendas no varejo . Até 2022, no entanto, espera-se que o comércio eletrônico represente 16% de todo o cenário de varejo dos EUA, avaliado em cerca de US $ 1 trilhão. Esse forte crescimento está transformando a forma como as operações logísticas funcionam.
No lançamento do comércio eletrônico, os consumidores pagavam altos preços de frete e esperavam dias — se não semanas — para que seus produtos chegassem. A Internet ainda era nova e a ideia de comprar on-line ainda era recente. Nenhum precedente havia sido estabelecido. Agora, porém, o comércio eletrônico se aninhou no coração da experiência de compra americana. À medida que as compras online se tornaram mais comuns, os consumidores começaram a exigir mais com o transporte de suas compras online.
O comércio eletrônico está crescendo a um ritmo surpreendente, e as empresas de transporte estão tendo que aprender a acompanhar. Isso levou a logística a novos patamares além dos modelos tradicionais de hub e spoke . A logística de Last Mile foi forçada a se tornar mais inovadora, moderna e orientada para a tecnologia.
Preço e velocidade: mudanças na logística de Last Mile
Existem dois aspectos concorrentes da logística da Last Mile: preço e velocidade. Os consumidores querem entrega rápida em domicílio, mas ainda são sensíveis ao preço . Assim, as mudanças na logística de Last Mile têm trabalhado para equilibrar esses dois fatores para melhor atender às necessidades dos clientes.
As empresas começaram a usar fortes serviços de entrega de Last Mile como um diferencial importante de seus concorrentes (pense na Amazon). Os fornecedores estão trabalhando para descobrir como equilibrar a qualidade do transporte, confiabilidade, eficiência e custo como forma de vencer a concorrência. E essa competição de logística de Last Mile gerou imensas mudanças no setor de transporte marítimo – e mais é esperado.
A McKinsey & Company descobriu que 25% das pessoas nos Estados Unidos, China e Alemanha estão dispostas a pagar um prêmio pela entrega no mesmo dia e 5% pagariam pela entrega confiável e pontual. No entanto, 70% ainda preferem a opção mais barata para entrega em domicílio, independentemente do tempo que leva para chegar lá .
Embora o preço ainda seja o critério principal, espera-se que isso mude nos próximos anos. O preço não será mais suficiente - graças à competição logística acima mencionada. A entrega no mesmo dia tem crescido nos últimos anos, principalmente com a necessidade de “gratificação instantânea” com a geração Millennial. Um aumento no transporte de mantimentos e perecíveis também começou a exigir entrega no mesmo dia ou serviço rápido para preservar o frescor.
Além disso, as empresas começaram a oferecer devoluções de frete grátis. Isso está causando um processo único de logística reversa de Last Mile que provou ser um novo desafio para a indústria.
Soluções para logística de Last Mile
Devido a esse equilíbrio de preço e velocidade, a logística de Last Mile está considerando três soluções principais:
• Habitação regional
• Automação inteligente
• Crowdsourcing
Observe que o crowdsourcing não deve crescer. Pense no crowdsourcing de Last Mile como Uber para transporte. Os motoristas se inscrevem no serviço e podem entregar os pacotes em seu próprio horário. Embora isso pareça uma boa ideia, as preocupações com a privacidade e a regulamentação interromperam o crowdsourcing de envio generalizado.
Habitação Regional
Se as pessoas quiserem entrega no dia seguinte ou no mesmo dia, as mercadorias devem estar fisicamente próximas. Ainda não podemos mudar a velocidade com que nossos caminhões ou aviões se movem. Desta forma, é absolutamente necessário encontrar formas de colocar o sortimento de produtos mais próximo da demanda.
Isso exige processos de previsão aprimorados , bem como um aumento no número de armazéns em toda a América. Também começou a aumentar a necessidade de entregadores de bicicletas , que é a forma mais rápida de entrega em áreas urbanas.
O desafio com isso é precisar de armazéns em todas as cidades e vilas para poder oferecer entrega rápida a todos. Isso inclui áreas rurais com poucas pessoas e grandes zonas de deslocamento, o que poderia causar produtos improdutivos ociosos parados em armazéns. É aqui que a automação provavelmente assumirá o controle.
Automação
Os veículos autônomos estão aumentando sua frequência como forma de atender às demandas dos clientes em todo o país. Espera-se que os veículos autônomos sejam responsáveis por 80% de todas as entregas de encomendas nos próximos quinze anos. No entanto, não será necessariamente parecido com o que você espera que seja. Isso não vai “matar” a indústria de caminhões ou forçar a perda de empregos – na verdade, acreditamos que vai melhorar a indústria.
Drones – Os drones poderão fazer entregas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles podem voar até mesmo para áreas rurais, onde atualmente há um tempo de entrega mais longo. Os drones exigem alguma supervisão, que pode ser indireta e remota dos hubs centralizados.
Apesar da força das oportunidades para os drones, o público está apreensivo com esse tipo de entrega. O consenso descobriu que as pessoas não gostam de veículos autônomos sobrevoando, carregando pacotes potencialmente pesados que podem ser jogados sobre os cidadãos embaixo. No entanto, as empresas de transporte de tecnologia não têm essa preocupação, portanto, a educação será fundamental para avançar com os drones.
AGVs – Veículos terrestres autônomos possuem cacifos que levam os pacotes diretamente à porta do cliente. Esses AGVs dirigem-se em uma rota pré-definida e os clientes são notificados da hora exata de chegada. Os clientes gostam de saber quando devem estar em casa para desbloquear seu armário AGV e retirar seu pacote. Esses veículos podem ser completamente autônomos, além de um supervisor central, que pode operar e rastrear 10 AGVs por vez.
Droids – Droids são semelhantes ao AGVS, mas tendem a entregar um pacote de cada vez. Eles são lentos e menos eficientes, mas um único supervisor pode vigiar até 50-100 por vez.
Veículos terrestres semiautônomos – No momento, a entrega tradicional ainda é o tipo de entrega mais rápido, mais proeminente e mais amplamente aceito. Assim, um provável primeiro empurrão será o caminhão semiautônomo. Esses veículos podem se dirigir sozinhos durante a maior parte da viagem, auxiliados por um motorista que pode estar fazendo papelada, preenchendo números, escaneando ou até dormindo.
Ainda existem algumas preocupações com esses veículos, pois o público se assusta com a ideia de caminhões grandes sem motorista. No entanto, esses caminhões semiautônomos são comprovadamente seguros e estarão nas estradas nos próximos 8 a 10 anos.
Implementação de mudanças logísticas do Last Mile
Com a tecnologia se tornando mais confiável e acessível, as oportunidades para atender às necessidades do cliente na Last Mile estão crescendo exponencialmente. Espera-se que grandes transformações aconteçam nos próximos 10 a 15 anos.
Mas ainda há alguns desafios. Atualmente, não há regulamentos em relação à entrega de inteligência artificial e o público está cético em relação a mudanças, especialmente nas estradas e no ar.
Essas mudanças ocorrerão . É apenas uma questão de onde e quando. Onde sua marca estará quando essas mudanças forem generalizadas? Você estará na vanguarda do transporte?
Considere desenvolver uma estratégia agora para se adequar ao setor, ao ambiente e à empresa em constante mudança. O que seus concorrentes estão fazendo? Como você pode usar esses novos avanços para melhorar sua logística de Last Mile?
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