Last Mile: O que é? E qual a sua importância para o E-commerce?

Logística de Last Mile e crescimento do comércio eletrônico

A forte explosão no comércio eletrônico trouxe consigo uma mudança no gerenciamento de transporte e na análise da cadeia de suprimentos. Os consumidores estão exigindo mais confiabilidade e eficiência de suas empresas, solicitando entregas no mesmo dia e rastreamento de pacotes em trânsito. Essa demanda do consumidor de comércio eletrônico, por sua vez, mudou o cenário da logística de Last Mile para os departamentos de logística.

Entendendo a logística da Last Mile

Logística de Last Mile é o termo usado no planejamento de transporte para descrever a fase da cadeia de suprimentos que move as unidades de um hub de transporte até o destino final (geralmente o consumidor).

Basicamente, é a última etapa da viagem de envio. As mercadorias já foram trazidas para o local de armazenamento final, de onde serão retiradas e embaladas diretamente na porta do cliente.

A logística de Last Mile é um negócio enorme e uma parte crítica da gestão das empresas de transporte. A ATKearney revelou que, em 2016, as empresas gastaram entre US$ 55 e US$ 65 bilhões em coleta, embalagem e entrega de Last Mile. Na verdade, a McKinsey and Co informou que 50% das entregas domésticas de US$ 35 bilhões da UPS nos EUA são diretas ao cliente para pedidos de comércio eletrônico.

A relação entre a logística da Last Mile e o comércio eletrônico

O mercado de comércio eletrônico está atualmente em US$ 370 bilhões, de acordo com a Forrester.  As vendas de comércio eletrônico representam aproximadamente 8,5% do total de vendas no varejo . Até 2022, no entanto, espera-se que o comércio eletrônico represente 16% de todo o cenário de varejo dos EUA, avaliado em cerca de US $ 1 trilhão. Esse forte crescimento está transformando a forma como as operações logísticas funcionam.

No lançamento do comércio eletrônico, os consumidores pagavam altos preços de frete e esperavam dias — se não semanas — para que seus produtos chegassem. A Internet ainda era nova e a ideia de comprar on-line ainda era recente. Nenhum precedente havia sido estabelecido. Agora, porém, o comércio eletrônico se aninhou no coração da experiência de compra americana. À medida que as compras online se tornaram mais comuns, os consumidores começaram a exigir mais com o transporte de suas compras online.

O comércio eletrônico está crescendo a um ritmo surpreendente, e as empresas de transporte estão tendo que aprender a acompanhar. Isso levou a logística a novos patamares além dos modelos tradicionais de hub e spoke . A logística de Last Mile foi forçada a se tornar mais inovadora, moderna e orientada para a tecnologia.

Preço e velocidade: mudanças na logística de Last Mile

Existem dois aspectos concorrentes da logística da Last Mile: preço e velocidade. Os consumidores querem entrega rápida em domicílio, mas ainda são sensíveis ao preço . Assim, as mudanças na logística de Last Mile têm trabalhado para equilibrar esses dois fatores para melhor atender às necessidades dos clientes.

As empresas começaram a usar fortes serviços de entrega de Last Mile como um diferencial importante de seus concorrentes (pense na Amazon). Os fornecedores estão trabalhando para descobrir como equilibrar a qualidade do transporte, confiabilidade, eficiência e custo como forma de vencer a concorrência. E essa competição de logística de Last Mile gerou imensas mudanças no setor de transporte marítimo – e mais é esperado.

A McKinsey & Company descobriu que 25% das pessoas nos Estados Unidos, China e Alemanha estão dispostas a pagar um prêmio pela entrega no mesmo dia e 5% pagariam pela entrega confiável e pontual. No entanto, 70% ainda preferem a opção mais barata para entrega em domicílio, independentemente do tempo que leva para chegar lá .

Embora o preço ainda seja o critério principal, espera-se que isso mude nos próximos anos. O preço não será mais suficiente - graças à competição logística acima mencionada. A entrega no mesmo dia tem crescido nos últimos anos, principalmente com a necessidade de “gratificação instantânea” com a geração Millennial. Um aumento no transporte de mantimentos e perecíveis também começou a exigir entrega no mesmo dia ou serviço rápido para preservar o frescor.

Além disso, as empresas começaram a oferecer devoluções de frete grátis. Isso está causando um processo único de logística reversa de Last Mile que provou ser um novo desafio para a indústria.

Soluções para logística de Last Mile

Devido a esse equilíbrio de preço e velocidade, a logística de Last Mile está considerando três soluções principais:

• Habitação regional
• Automação inteligente
• Crowdsourcing

Observe que o crowdsourcing não deve crescer. Pense no crowdsourcing de Last Mile como Uber para transporte. Os motoristas se inscrevem no serviço e podem entregar os pacotes em seu próprio horário. Embora isso pareça uma boa ideia, as preocupações com a privacidade e a regulamentação interromperam o crowdsourcing de envio generalizado.

Habitação Regional

Se as pessoas quiserem entrega no dia seguinte ou no mesmo dia, as mercadorias devem estar fisicamente próximas. Ainda não podemos mudar a velocidade com que nossos caminhões ou aviões se movem. Desta forma, é absolutamente necessário encontrar formas de colocar o sortimento de produtos mais próximo da demanda.

Isso exige processos de previsão aprimorados , bem como um aumento no número de armazéns em toda a América. Também começou a aumentar a necessidade de entregadores de bicicletas , que é a forma mais rápida de entrega em áreas urbanas.

O desafio com isso é precisar de armazéns em todas as cidades e vilas para poder oferecer entrega rápida a todos. Isso inclui áreas rurais com poucas pessoas e grandes zonas de deslocamento, o que poderia causar produtos improdutivos ociosos parados em armazéns. É aqui que a automação provavelmente assumirá o controle.

Automação

Os veículos autônomos estão aumentando sua frequência como forma de atender às demandas dos clientes em todo o país. Espera-se que os veículos autônomos sejam responsáveis ​​por 80% de todas as entregas de encomendas nos próximos quinze anos. No entanto, não será necessariamente parecido com o que você espera que seja. Isso não vai “matar” a indústria de caminhões ou forçar a perda de empregos – na verdade, acreditamos que vai melhorar a indústria.

Drones – Os drones poderão fazer entregas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Eles podem voar até mesmo para áreas rurais, onde atualmente há um tempo de entrega mais longo. Os drones exigem alguma supervisão, que pode ser indireta e remota dos hubs centralizados.

Apesar da força das oportunidades para os drones, o público está apreensivo com esse tipo de entrega. O consenso descobriu que as pessoas não gostam de veículos autônomos sobrevoando, carregando pacotes potencialmente pesados ​​que podem ser jogados sobre os cidadãos embaixo. No entanto, as empresas de transporte de tecnologia não têm essa preocupação, portanto, a educação será fundamental para avançar com os drones.

AGVs – Veículos terrestres autônomos possuem cacifos que levam os pacotes diretamente à porta do cliente. Esses AGVs dirigem-se em uma rota pré-definida e os clientes são notificados da hora exata de chegada. Os clientes gostam de saber quando devem estar em casa para desbloquear seu armário AGV e retirar seu pacote. Esses veículos podem ser completamente autônomos, além de um supervisor central, que pode operar e rastrear 10 AGVs por vez.

Droids  – Droids são semelhantes ao AGVS, mas tendem a entregar um pacote de cada vez. Eles são lentos e menos eficientes, mas um único supervisor pode vigiar até 50-100 por vez.

Veículos terrestres semiautônomos – No momento, a entrega tradicional ainda é o tipo de entrega mais rápido, mais proeminente e mais amplamente aceito. Assim, um provável primeiro empurrão será o caminhão semiautônomo. Esses veículos podem se dirigir sozinhos durante a maior parte da viagem, auxiliados por um motorista que pode estar fazendo papelada, preenchendo números, escaneando ou até dormindo.

Ainda existem algumas preocupações com esses veículos, pois o público se assusta com a ideia de caminhões grandes sem motorista. No entanto, esses caminhões semiautônomos são comprovadamente seguros e estarão nas estradas nos próximos 8 a 10 anos.

Implementação de mudanças logísticas do Last Mile

Com a tecnologia se tornando mais confiável e acessível, as oportunidades para atender às necessidades do cliente na Last Mile estão crescendo exponencialmente. Espera-se que grandes transformações aconteçam nos próximos 10 a 15 anos.

Mas ainda há alguns desafios. Atualmente, não há regulamentos em relação à entrega de inteligência artificial e o público está cético em relação a mudanças, especialmente nas estradas e no ar.

Essas mudanças ocorrerão . É apenas uma questão de onde e quando. Onde sua marca estará quando essas mudanças forem generalizadas? Você estará na vanguarda do transporte?

Considere desenvolver uma estratégia agora para se adequar ao setor, ao ambiente e à empresa em constante mudança. O que seus concorrentes estão fazendo? Como você pode usar esses novos avanços para melhorar sua logística de Last Mile?

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