O Fim do Dinheiro na América Latina: Consumidores Latinos-Americanos irão cada vez menos dinheiro físico como meio de pagamento

 América Latina usará cada vez menos o dinheiro físico

O futuro chegou, e a expectativa é que os latino-americanos usem cada vez menos os métodos convencionais de pagamento.

Portanto, a tendência é que métodos como pagamentos via biometria, via aproximação e até mesmo os feitos com Qr code sejam cada vez mais usados.

Chamados de formas de pagamento emergente, esses novos modelos que excluem o uso de cartões e dinheiro em papel serão os mais usados. Segundo um estudo, realizado por uma corporação do ramo financeiro, a Dock, quase 85% dos latino americanos usarão a novas formas de pagamento. Isso simboliza uma mudança nas formas de comprar e pagar, e a tendência é que com os novos métodos de pagamento, o dinheiro em papel seja ainda mais esquecido.

O fim do dinheiro físico, como cédulas e moedas, é um tema em debate há décadas, com opiniões e previsões diversas.

Argumentos a favor do fim do dinheiro físico:

  • Maior praticidade e segurança: Transações digitais são mais rápidas, convenientes e seguras, reduzindo o risco de perda, roubo ou falsificação de dinheiro físico.

  • Combate à lavagem de dinheiro e crimes: O rastreamento de transações digitais facilita o combate a atividades ilícitas e sonegação fiscal.

  • Inclusão financeira: Pagamentos digitais podem ampliar o acesso a serviços financeiros para pessoas que não possuem conta bancária.

  • Sustentabilidade: A produção de dinheiro físico gera impactos ambientais, enquanto meios digitais são mais ecológicos.

Argumentos contra o fim do dinheiro físico:

  • Desigualdade digital: Nem todos têm acesso à internet ou dispositivos para realizar transações digitais, excluindo-os da economia.

  • Privacidade: Transações digitais podem gerar preocupações com a privacidade e segurança de dados pessoais.

  • Dependência de tecnologia: Falhas nos sistemas digitais podem paralisar a economia, enquanto o dinheiro físico funciona offline.

  • Acesso à educação financeira: Nem todos possuem conhecimento para gerenciar dinheiro digital de forma responsável, podendo levar ao endividamento.

No Brasil:

  • Projeto de lei: Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe a extinção do dinheiro em espécie no país, tornando obrigatórias as transações digitais.

  • Tendências: O uso de dinheiro físico já vem caindo no Brasil, com crescimento das transações digitais, principalmente com Pix e cartões.

  • Debate em curso: A discussão sobre o fim do dinheiro físico envolve diversos setores da sociedade, com especialistas, autoridades e a população debatendo os prós e contras da medida.

Conclusão:

O fim do dinheiro físico é uma possibilidade em discussão, mas ainda não há um consenso sobre quando ou se isso acontecerá. É importante considerar os diversos aspectos envolvidos, como inclusão financeira, segurança, privacidade e impacto social, antes de tomar qualquer decisão definitiva.

Precisa de tecnologia de pagamentos para seu E-commerce e Loja Física?

Entre em contato, a nossa equipe de especialistas está a sua disposição, agilizar, inovar, humanizar, transformar a tecnologia do seu e-commerce e loja física.

https://iopay.com.br/atendimento

Horários de funcionamento:

Seg. a Sex. - 09h00 às 18h00

Anterior
Anterior

Bigtechs do setor financeiro crescem no E-commerce e Marketplace

Próximo
Próximo

E-commerce: Pix fará dobrar transferências bancárias até 2025 no comércio eletrônico