O Futuro dos Meios de Pagamento: 8 tendências de pagamento digital para E-commerce e Lojas Físicas em 2022
As 8 principais tendências de pagamento digital para 2022
Economia, dinheiro e a forma como fazemos pagamentos passaram por várias mudanças desde a Idade da Pedra. Em certo sentido, todos esses são indicadores-chave de nosso progresso como espécie. Os métodos primitivos indicavam nosso modo primitivo de viver. Da mesma forma, os métodos de pagamento atuais alimentados por tecnologia de ponta ostentam nossas conquistas tecnológicas de hoje.
A digitalização de pagamentos foi um grande salto em direção ao objetivo de alcançar um método de pagamento fácil, conveniente, rápido e seguro. Indiscutivelmente, conseguimos tudo isso. Os métodos de pagamento digital tiveram grandes desenvolvimentos no período de quatro a cinco anos e estamos prestes a ver ainda mais mudanças no futuro próximo.
Nesses momentos, é realmente emocionante ver o que 2022 nos reserva. Neste artigo, examinaremos de perto todas as tendências de pagamento digital que o tornarão grande no ano de 2022.
Autenticação biométrica
A autenticação biométrica é uma tendência que você verá emergindo rapidamente no ano de 2022. A autenticação biométrica é um método de verificação que envolve características biológicas e estruturais de uma pessoa. Esses métodos de verificação incluem scanners de impressão digital, reconhecimento facial, reconhecimento de íris, análise de batimentos cardíacos e mapeamento de veias.
Com o aumento dos problemas de roubo de identidade e fraude, a autenticação biométrica pode se tornar uma opção confiável e segura para todos os pagamentos digitais que ocorrerem no ano de 2022. Até as estatísticas sugerem a mesma coisa. De acordo com o Biometric Update.com , 2,5 milhões (aprox.) de cartões de pagamento serão emitidos em 2021.
A autenticação biométrica é um método de pagamento único e importante, pois incorpora e fornece precisão, eficiência e segurança em um único pacote. A autenticação biométrica é um método altamente seguro, pois envolve características únicas de um indivíduo. Este fator também ajuda na construção da lealdade e confiança do cliente .
Geração Z: a geração de tecnologia
Antes de prosseguirmos, vamos entender o que é a geração Z. O termo 'Geração Z' ou 'Geração Z' é usado para indivíduos nascidos entre os anos de 1999-2012. Em palavras simples, todos aqueles com idade entre 7 e 20 anos são a Geração Z, que também é a geração do mundo digital.
De acordo com a Forbes , a Geração Z representará 31% (aproximadamente) da população global em 2021. Essa mudança na população terá um enorme significado. É porque essa mudança indica que a maioria da população mundial até 2021 será uma geração com experiência ou exposição à tecnologia.
Esta é a geração que terá uma maior dependência de tecnologias e serviços de ponta, automatizados, mais rápidos e eficientes. Como resultado, a demanda por sistemas de pagamentos digitais terá um rápido crescimento no próximo ano.
De cartões a códigos
No início, as contas bancárias eram simplesmente reconhecidas por combinações aleatórias de dígitos únicos presentes no cartão. No entanto, a tecnologia EMV (Europay, Mastercard, Visa) gradualmente pegou e apresentou aos clientes um mecanismo de pagamento mais informatizado e seguro.
A tecnologia EMV é conhecida por utilizar códigos que variam a cada transação. Este uso de códigos temporários aumenta a segurança nas contas bancárias aos trancos e barrancos. Este exemplo nos mostra como os códigos podem moldar a maneira como gerenciamos os sistemas de contas bancárias.
Além disso, o futuro dos cartões de plástico será ofuscado por serviços de pagamento de ponta que oferecem métodos mais convenientes e contínuos de transferência e armazenamento de dinheiro.
Demanda crescente por ponto de venda móvel
O ponto de venda móvel (mPOS) é uma tecnologia revolucionária, pois libera todos os comerciantes de seus locais físicos e pagamentos na loja. Isso os libera para ir a vários lugares, como shows, feiras, food trucks e muitos outros, onde podem aceitar pagamentos de seus clientes sem problemas.
Além disso, a tecnologia mPOS também faz uma enorme diferença no processo de pagamento de uma loja, tornando-o mais ágil e flexível, substituindo as áreas centrais de checkout por equipes de vendas equipadas com dispositivos mPOS.
O mPOS certamente será a tendência da tecnologia de pagamento digital e as estatísticas sugerem o mesmo. De acordo com o Global Market Insights , o mPOS terá um CAGR de 19% (aprox.) entre 2020 e 2026.
Pagamentos inteligentes de alto-falante
Os assistentes domésticos ou alto-falantes inteligentes permitem que seus usuários dêem comandos de voz a um alto-falante e recebam uma resposta de voz em troca. O usuário pode dar comandos de voz para várias coisas, como obter atualizações meteorológicas, atualização de tráfego, fazer pedidos no Zomato ou reservar um táxi no Uber.
Muitos gigantes investiram na fabricação de alto-falantes inteligentes. A Amazon foi a primeira a apresentar seu primeiro alto-falante inteligente no ano de 2014. O Google Home e a Apple se juntaram à Amazon no ano de 2016 e 2017, respectivamente.
Os alto-falantes que evoluíram dos assistentes inteligentes eram de natureza primitiva, pois estavam restritos apenas a dispositivos telefônicos. No entanto, com o crescimento da automação residencial, os alto-falantes inteligentes também começaram a se popularizar.
Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas para entender melhor a situação do alto-falante inteligente. De acordo com a Statista , 35% dos usuários usam alto-falantes inteligentes para comprar produtos como cuidados com a casa, mantimentos e roupas.
Curiosamente, cerca de 28% das pessoas usavam alto-falantes inteligentes para enviar dinheiro ou fazer pagamentos diretos. Esta não é uma grande parte, pois menos pessoas optam por fazer pagamentos por alto-falantes inteligentes devido a razões de segurança.
Essa preocupação com a segurança é generalizada quando um comunicado de imprensa da TNS descobriu que cerca de 74% dos usuários têm preocupações de segurança ao fazer pagamentos por assistentes de voz. Além disso, eles também disseram que podem parar de fazer pagamentos devido a essa preocupação.
Mesmo depois disso, o futuro do alto-falante inteligente parece promissor, pois grandes nomes como Amazon, Google e Apple estão investindo para construir seus alto-falantes inteligentes avançados.
Além disso, as estatísticas também indicam um futuro brilhante para os pagamentos de alto-falantes inteligentes. A BI estimou que o uso de alto-falantes inteligentes crescerá rapidamente de 18,4 milhões de usuários em 2017 para 77,9 milhões de usuários em 2022.
Segurança de alto nível com tecnologia de IA e aprendizado de máquina
A segurança é o elemento mais crucial quando se trata de pagamento. As pessoas sempre preferirão usar um método de pagamento que tenha alta segurança. Essa é a razão pela qual as tecnologias de pagamento não poderão avançar sem desenvolver uma segurança de alto nível.
Os bancos recebem muitos detalhes de clientes e dados de pagamento todos os dias. E para detectar todas as ameaças possíveis em segundos, os bancos agora estão contando com a ajuda do aprendizado de máquina.
O aprendizado de máquina é o primeiro passo que você precisa concluir para alcançar a inteligência artificial. Os bancos alimentam continuamente seus softwares com transações diferentes e novas. O software pega um conjunto de transações limitadas e aprende a detectar transações fraudulentas em tempo real. À medida que o software recebe mais e mais transações, fica cada vez melhor na identificação das transações fraudulentas.
O melhor exemplo disso é quando você recebe uma mensagem do seu banco perguntando se a transação foi feita por você ou fraudulenta. Esta mensagem de advertência ajuda o usuário e o banco a evitar um grande acidente. Nenhum humano lhe envia esses textos. Um software de aprendizado de máquina é aquele que envia todos esses textos para você
Pagamentos sem contato
Os pagamentos sem contato são outro método de pagamento que você verá crescer rapidamente no ano de 2022. Como o nome sugere, o pagamento sem contato permite que os clientes simplesmente passem o smartphone pelo leitor. Este método de acenar é muito mais rápido e conveniente do que inserir um cartão.
Os pagamentos sem contato também são mais rápidos e seguros do que a tecnologia PIN, pois transfere os dados criptografados para o dispositivo de ponto de venda instantaneamente.
Muitas empresas como Samsung, Apple e Google já possuem seu sistema de pagamento sem contato Samsung Pay, Apple Pay e Google Pay, respectivamente. Para efetuar pagamentos, tudo o que o cliente precisa fazer é baixar o aplicativo, adicionar o cartão inserindo os detalhes do cartão e, em seguida, passar o telefone em qualquer leitor.
Pagamentos sem contato são possíveis com a tecnologia NFC (comunicação de campo próximo). Essa é a razão pela qual eles também são chamados de pagamentos NFC.
Os pagamentos NFC são usados em muitos países. Por exemplo, na China é usado como meio de pagamento no transporte público. Da mesma forma, em Londres, os pagamentos NFC são usados nas estações de ônibus e metrô. No Japão, esta tecnologia é usada para fornecer informações sobre as carteiras de identidade.
As finanças do Reino Unido representam um cluster de instituições financeiras e bancos e previu que cerca de 36% do total de pagamentos serão feitos por meio de cartões sem contato alimentados por NFC até o ano de 2027.
Domínio de carteiras móveis
De acordo com um relatório da RetailDive , cerca de 2,1 bilhões de clientes estão usando carteiras móveis em 2019. E esse número deve aumentar em 2020. Uma solução de carteira móvel nada mais é do que um aplicativo móvel que tenta imitar uma carteira física real. Com a ajuda de uma carteira móvel, você pode enviar dinheiro para outros usuários, receber dinheiro de outros usuários e armazenar dinheiro dentro da carteira. Além disso, com a ajuda de uma carteira móvel, o usuário também pode pagar contas de serviços públicos , comprar ingressos, obter recompensas e muito mais.
De acordo com Appventurez , o volume de transações de carteira móvel crescerá em 274,4 bilhões (aprox.). É por isso que muitas grandes empresas, como Apple, Google e Samsung, começaram a fornecer carteiras móveis para receber essa transação. No entanto, todas essas carteiras são específicas da marca e da empresa. Nos próximos anos, mais empresas tentarão criar sua própria carteira específica de marca.
As empresas podem avaliar facilmente o uso do cliente com a ajuda de uma carteira móvel. Existem vários jogadores envolvidos em uma carteira móvel. Por exemplo, uma carteira móvel é desenvolvida por uma empresa, digamos Google. Em seguida, os cartões de fidelidade e os cartões de crédito são criados por alguma outra empresa. Há também muitos comerciantes que usam a mesma carteira do Google.
Em palavras simples, uma carteira móvel consiste em vários componentes que trabalham juntos para fornecer serviços de pagamento fáceis, rápidos e sem dinheiro .
Conclusão
Os pagamentos digitais são o futuro. Nos próximos anos, veremos os métodos de pagamento migrando do dinheiro físico para os métodos de pagamento digital. Antes que a transição seja concluída, muitas novas tendências aparecerão e desaparecerão. Essas tendências desempenharão um papel vital na formação de nossos futuros métodos de pagamento. Muitas das tendências mencionadas também desempenharão um papel importante nesse processo. Mas só o tempo dirá como tudo isso vai passar.
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