Pague com o rosto: Reconhecimento e Biometria Facial para E-commerce e outros usos
Biometria Facial é o futuro dos meios de pagamento
A tecnologia de reconhecimento facial tem experimentado avanços devido a pesquisas feitas nos últimos anos. Um dos atributos que o torna mais atrativo para sua implantação em diversos setores da sociedade, como no e-commerce, é sua precisão.
Vários processos podem ser realizados através do reconhecimento facial. Em primeiro lugar, você encontrará a verificação, que se refere a quando temos os dados de alguém cuja identidade deseja ser verificada, um processo que garante que o rosto dessa pessoa corresponda a uma imagem.
Há também a identificação, que é feita quando você precisa comparar uma imagem com um conjunto de identidades conhecidas para encontrar a mais próxima. Além disso, há a busca por uma pessoa na multidão, para esse processo é necessário que todos os rostos estejam em um sistema de detecção e possa ser atribuída uma identidade a cada rosto usando um algoritmo de reconhecimento facial.
Esses processos podem ser implementados para diferentes usos, como os listados abaixo:
1. Fazendo pagamentos
Usar o reconhecimento facial para fazer pagamentos significa deixar de usar cartões de crédito que podem ser roubados ou interceptados com mais facilidade. Dessa forma, o cliente não terá que se preocupar em levá-lo para todos os lugares, nem ser vítima de um golpe, pois somente mostrando o rosto poderá acessar os produtos e serviços que deseja.
Os usos da tecnologia de reconhecimento facial serão especialmente relevantes no setor de varejo. Através desses sistemas é possível fazer compras em supermercados onde não há ninguém no caixa, apenas um software de reconhecimento facial que escaneia o rosto do cliente, o identifica, calcula as faturas com base nos dados que o cliente está cadastrando um aplicativo móvel e, finalmente, recebe o pagamento.
A Amazon abriu sua primeira loja Amazon Go nos Estados Unidos em 2018, permitindo que os clientes entrem, obtenham os produtos de que precisam e saiam. Com um mix de tecnologias, incluindo reconhecimento facial, é possível identificar os usuários que chegam e cobrá-los pelos itens que saem, sem a necessidade de fazer longas filas. A Amazon apresenta um futuro em que você não precisa fazer filas, basta pegar o que precisa e sair.
2. Segurança e vigilância
O software de reconhecimento facial pode determinar se alguém deve ou não acessar um determinado local . Em locais como aeroportos, é utilizado para agilizar os procedimentos e garantir maior segurança. Os Estados Unidos são um dos países que começaram a usar o escaneamento facial no processo de embarque para confirmar a identidade de quem sai ou entra no país.
De acordo com um relatório do Grupo de Pesquisa Carnegie Endowment for International Peace, pelo menos 75 países estão usando ativamente ferramentas de inteligência artificial, como reconhecimento facial para vigilância. Essa tecnologia também é usada para realizar vigilância inteligente e fortalecer a segurança nas cidades. Os governos o utilizam para identificar instantaneamente criminosos em estabelecimentos comerciais e setores da cidade.
3. Atendimento ao cliente
Por meio do reconhecimento facial, é possível analisar as expressões faciais para determinar as emoções ou sentimentos que um cliente experimenta ao testar um produto ou serviço. Isso pode significar uma vantagem na área de marketing das empresas, promovendo a melhoria da experiência do usuário. Esta tecnologia permitiria às empresas obter dados com maior veracidade e em tempo real, tendo uma melhor compreensão e análise dos hábitos de compra dos seus clientes.
Na China, existem cafeterias que usam essa tecnologia como ferramentas de saudação. Quando um cliente entra nas instalações, os funcionários são alertados para a sua presença e cumprimentam-no pelo nome. Como este é um método muito seguro, pois é difícil falsificar as características faciais de uma pessoa, o atendimento ao cliente certamente se torna uma experiência personalizada.
4. Entretenimento
A tecnologia biométrica também é usada na indústria de videogames para melhorar a experiência do usuário e aumentar a imersão e a interatividade. Exemplo disso é a empresa de desenvolvimento Faceware, que pretende continuar a dar a estes produtos níveis mais elevados de realismo e personalização. Em parceria com a Cloud Imperium Games, a funcionalidade de reconhecimento facial foi introduzida no Star Citizen Game, para projetar todos os tipos de reações humanas no jogo e movê-las para os rostos dos avatares, para permitir que os usuários e a comunicação entre os jogadores sejam o mais próximo possível realidade possível.
No mercado, encontramos muitos dispositivos móveis que atualmente incorporam o reconhecimento facial como forma de acesso seguro. Um exemplo disso é a tecnologia que nasceu com o iPhone X em 2017 com Face ID. A biometria também é utilizada nas redes sociais para capturar as características faciais do usuário e modificá-las por meio de filtros ou efeitos, que contribuem para o entretenimento das pessoas quando estão ativas e interagindo na Internet.
5. Turismo
Perante a contingência da pandemia global, a implementação destas tecnologias parece ser uma necessidade, tanto para medidas de segurança , como para a saúde e para poder dar confiança aos turistas. Em Cingapura, o reconhecimento facial está sendo implementado em hotéis, onde os turistas podem se registrar apenas mostrando o rosto, reduzindo o tempo de espera e agilizando os serviços.
Como exemplo dessas ferramentas, você encontra o "Smart Hospitality Service" lançado pela NEC Corporation, que já atua em hotéis no Japão e busca expandir para outras regiões do mundo. Essas soluções biométricas facilitariam o processo de check-in, entrada controlada nos quartos e instalações do hotel, bem como o pagamento sem dinheiro. A reserva pode ser feita com informações faciais para que na chegada ao hotel, a entrada seja facilitada através de dispositivos equipados para reconhecimento.
Por outro lado, o Universal Studios Park na China, que deve ser inaugurado em 2021, implementará o reconhecimento facial na entrada, já que as câmeras digitalizaram os rostos para determinar se as pessoas pagaram pelo ingresso.
6. Prevenção em tópicos de saúde
O reconhecimento facial pode ser usado para detectar sintomas e diagnosticar doenças que causam alterações detectáveis na aparência. Um exemplo do acima é o reconhecimento facial que eles usam no National Human Research Genome Institute para detectar a síndrome de DiGeorge, uma estranha doença genética causada pela supressão de um pequeno segmento do cromossomo 22. Essa tecnologia biométrica permitiu pesquisas , diagnosticando a doença em 96 % de casos. À medida que essa tecnologia se tornar sofisticada, o reconhecimento facial se tornará uma ferramenta de diagnóstico aliada para várias doenças.
O que está reservado para o reconhecimento facial?
O reconhecimento facial está se consolidando como uma das tendências tecnológicas que poderá abranger mais setores nos próximos anos. As empresas começam a apostar na inclusão dessa tecnologia em seus modelos de negócios para melhorar a experiência do usuário. Deve-se notar que é difícil estimar quando essa tecnologia pode se tornar comum, por isso será necessário criar grandes bancos de dados para que os softwares de reconhecimento facial funcionem em larga escala, portanto, por enquanto, para acessar um rosto, deve-se ser uma inclusão voluntária da pessoa nos registros de alguma aplicação.
São múltiplos os benefícios ao utilizar sistemas de reconhecimento facial, como realizar e acelerar ações do nosso dia a dia. É útil em questões de segurança no trabalho, acesso móvel, aplicativos, pagamentos em lojas e até pesquisas científicas. Embora existam várias preocupações sobre violações de privacidade, o acesso a essa tecnologia está agora nas palmas de nossas mãos. Permitirá que os processos sejam facilitados, pensando em um futuro em que a segurança dos usuários seja sempre priorizada, protegendo seus dados e informações pessoais.
Precisa de tecnologia de pagamentos para seu E-commerce e Loja Física?
Entre em contato, a nossa equipe de especialistas está a sua disposição para implementar, agilizar, inovar, humanizar, transformar a tecnologia do seu e-commerce e loja física.
Telefones
(11) 2307-2195
(11) 2306-0979
Horários de funcionamento
Seg. a Sex. - 09h00 às 18h00
Comercial
SAC
Suporte (pagamentos online)